Obras e Serviços Públicos

30/07/2019

FROTA DA PREFEITURA DE RESENDE GANHA CAMINHÃO PARA TRANSPORTE DE MAQUINÁRIO

Pela primeira vez, o governo municipal estará equipado com um veículo Munck Trucado, com plataforma prancha, importante recurso para a logística dos trabalhos

FROTA DA PREFEITURA DE RESENDE GANHA CAMINHÃO PARA TRANSPORTE DE MAQUINÁRIO

Crédito: Arquivo PMR

Dando continuidade à política de modernização da frota municipal, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, adquiriu o caminhão Ford Munck (para sete toneladas), com plataforma prancha, tração 6x2. O veículo pesado foi entregue no pátio da Administração Municipal, no bairro Jardim Jalisco. O novo componente da frota servirá para transportar máquinas pesadas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, além de ajudar na logística dos trabalhos realizados para a manutenção da ordem e limpeza do município.

De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, o novo caminhão será bastante útil nos serviços prestados à população. “O novo veículo possui um braço mecânico acoplado, que ajudará na retirada de grandes materiais e em toda a logística de serviços prestados aos moradores da cidade. Além do mais, o caminhão será um grande aliado na manutenção das estradas rurais, ao poder carregar o maquinário necessário para os trabalhos em localidades mais distantes. Pela primeira vez, um caminhão Munck com plataforma prancha passa a integrar a frota municipal. A aquisição do transporte gera economicidade aos cofres públicos, além de agilizar os serviços previstos no cronograma de obras da Prefeitura. Vale ressaltar que a renovação da frota visa ainda dar maior rapidez aos trabalhos e agregar qualidade”, reforçou.

Entre os dias 1º de fevereiro e 13 de março deste ano, o governo municipal comprou outros nove caminhões por meio de processo licitatório, são eles: dois veículos Volkswagen, um do tipo Baú Delivery 9.170 e outro Carroceria Delivery 9.170; quatro da Ford Cargo 2631, com Traçado 6x4 e caçamba basculante de 12 metros cúbicos; dois da Volkswagen tipo caçamba (basculante) de sete metros cúbicos, modelo 17230 Euro V; e um Volkswagen Delivery 9170, com cabine suplementar e carroceria metálica para carga seca.

REFORÇO NOS DEMAIS SETORES

Para compor a frota da Secretaria de Saúde, de dezembro do ano passado até o dia 27 de fevereiro deste ano, foram recebidos oito carros Nissan March. Parte dos veículos de passeio comprados foi destinada ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), enquanto os demais estão sendo utilizados nas demandas de rotina da secretaria. Em janeiro, um dos automóveis foi encaminhado ao Programa Saúde da Família (PSF) de Engenheiro Passos. O primeiro a ser adquirido do mesmo modelo chegou ao município no ano passado, para ser integrado ao PSF. Em setembro de 2018, chegaram quatro vans da Renault, que são utilizadas para o serviço de TFD. No dia 26 de junho deste ano, ainda foi incorporado um micro-ônibus para o TFD.

Em janeiro de 2019, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton, doada pelo Ministério da Saúde, passou a integrar a frota, sendo encaminhada à Superintendência de Vigilância em Saúde. Ainda vale lembrar que foi comprado um trailer móvel odontológico, no ano passado. Dois carros Chevrolet Spin também chegaram ao município, e foram destinados ao Programa de Saúde Mental.

No dia 15 de fevereiro, chegaram quatro ambulâncias para atuar nas chamadas remoções simples, no transporte de pacientes que não apresentam risco de morte. Posteriormente, a Prefeitura recebeu mais uma ambulância de remoção simples. O governo ainda adquiriu duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Saúde), em 2017 e 2018. Este ano, a Central de Ambulâncias também recebeu uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel.

Já no setor da Educação, no dia 25 de fevereiro, o Programa Gente Eficiente ganhou um ônibus adaptado, com capacidade para 27 usuários, doado pela montadora Volkswagen Caminhões e Ônibus. Na ocasião, foram recebidos dois ônibus do programa federal ‘Caminho da Escola’. No dia 25 de abril, chegaram mais quatro ônibus. Em 2018, a Prefeitura fez a aquisição de três ônibus escolares por meio do mesmo programa.

A política de modernização visa também a chegada de equipamentos e máquinas, tendo sido já compradas quatro retroescavadeiras, entregues no ano passado. O maquinário auxilia nos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Uma motoniveladora (Patrol) foi entregue no dia 28 de fevereiro de 2019.

Em dezembro do ano passado, o governo municipal recebeu um veículo Citroën Aircross e um micro-ônibus, oriundos dos Ministérios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social, respectivamente. Os veículos foram encaminhados ao Conselho Tutelar e à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O Conselho Tutelar já havia recebido dois veículos da marca Fiat, que foram doados em 2017.

No dia 28 de maio deste ano, a Secretaria de Administração também adquiriu seis veículos Sandero da Renault, para atuação na fiscalização e no monitoramento de obras, bem como na fiscalização de posturas.

Palavras chaves: Frota; Transporte De Maquinário