18/08/2009

Evento começa nesta sexta-feira e vai até o dia 30

Festival de Teatro em Resende deverá atrair 15 mil pessoas

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Promovido pela Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, o IXº FESTER (Festival de Teatro de Resende) começa nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, e vai até o domingo da próxima semana, dia 30, com a expectativa de atrair aproximadamente 15 mil pessoas. A programação prevê a encenação de seis peças adultas e seis infantis, além de dois espetáculos (um circense e o outro de dança). Estes eventos acontecerão no Cinema Vitória. Já o espetáculo 4 por 4 com a Cia de Dança Deborah Colker encerra o festival nos dias 29 e 30 de agosto, no Teatro Monumental da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

Entre artistas, produtores, profissionais de apoio e funcionários públicos, cerca de 250 pessoas participarão diretamente do festival, cuja realização é considerada um dos principais acontecimentos do calendário cultural de Resende. Ao todo, cerca de 160 peças de dez estados e do Distrito Federal se inscreveram para o processo de seleção do IX FESTER. Os estados inscritos foram os seguintes: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Goiás.

Numa conversa com jornalistas da região na manhã desta terça-feira, dia 18, no salão nobre da Casa da Cultura Macedo Miranda, o presidente desta instituição, jornalista Laís Amaral, e o coordenador do IX FESTER, Ângelo Tramezzino, explicaram que uma das novidades deste ano é que o evento não terá caráter competitivo. Uma das razões que levou a organização a fazer esta mudança foi a proposta da Casa da Cultura em oferecer uma oportunidade de participação aos grupos locais e regionais. Na programação das peças a serem encenadas, uma é de Barra Mansa e a outra de Resende.

- Quero crer que esse festival inaugura novos e melhores tempos para os envolvidos com o teatro em nossa cidade. Que este intercâmbio, agora com a maior participação de grupos locais e regionais, faça desta manifestação cultural (o teatro) uma grande marca da nossa cidade – disse Laís, em sua mensagem de boas-vindas aos grupos participantes do evento, que este ano terá também espetáculos específicos da dança e circo.

No caso dos espetáculos adultos do IX FESTER, o valor dos ingressos será de R$ 2,00 e eles poderão ser adquiridos no próprio Cinema Vitória, a partir de meio-dia, nos respectivos dias de apresentação das peças. Já a entrada será franca para os espetáculos infantis. Com relação aos espetáculos infantis, os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do cinema a partir de 8 horas da manhã. Quanto ao espetáculo previsto para o teatro da AMAN, nos dias 29 e 30, os critérios para o acesso do público ainda estão sendo definidos pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e serão anunciados durante a encenação das peças no Cinema Vitória.

- A realização deste festival é fruto de um trabalho abnegado e eficiente feito por uma equipe de pessoas que têm a cultura como um caminho essencial ao bem-estar do cidadão. Enfrentamos muitas dificuldades para promovê-lo, entre elas a falta de recursos financeiros. Muitas empresas, por exemplo, alegaram que não teriam como apoiar financeiramente o evento devido à crise internacional. Com isso, o esforço da equipe organizadora foi ainda maior, mas felizmente conseguimos preparar o festival, trilhando dessa maneira outro passo importante no sentido de garantir o acesso do cidadão à cultura popular – complementou Laís.

A coordenação do trabalho de seleção das peças para o festival coube ao diretor e ator de teatro, além de curador do IX FESTER, André Whately.

Palavras chaves: CULTURA