26/06/2009

Festa do Fogueirão tem o apoio da Prefeitura

Rechuan: "Evento resgata tradição das festas populares em Resende"

Festa do Fogueirão tem o apoio da Prefeitura

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A tradicional Festa do Fogueirão acontece neste final de semana, no bairro Paraíso, com várias atrações musicais. O evento tem o apoio da Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que vem auxiliando os organizadores na montagem da fogueira (foto) e das barracas, no controle do trânsito por meio da instalação de equipamentos e do trabalho da Guarda Municipal, entre outros serviços.  A festa é considerada um dos mais tradicionais eventos populares do Município, e está sendo retomada neste ano.

- A Prefeitura não poderia deixar de apoiar a realização desta festa, tendo em vista que o resgate dos eventos populares representa uma das prioridades da nossa administração na área de cultura e entretenimento. Colaborado para a realização da Festa do Fogueirão, o governo municipal oferece um auxílio importante no sentido de garantir um direito básico do cidadão: o direito ao lazer – disse o prefeito José Rechuan (DEM).

A linha de shows, que começa a partir de 21 horas, apresenta neste sábado, dia 27, a dupla Ronald e Ruan, além do grupo GraviZero. Já no domingo, dia 28, as atrações previstas são a dupla Jô & Samuel e o renomado cantor Elymar Santos. Além dos shows, o evento contará também com a apresentação de quadrilhas, comidas típicas e parque de diversões. Para esta sexta-feira, dia 26, estava prevista a apresentação do conjunto Alerta Geral.

De acordo com o historiador Claudionor Rosa, os registros históricos contam que a primeira edição da Festa do Fogueirão aconteceu em 1969. Segundo ele, o evento sempre despertou o interesse de pessoas não só de Resende como de outras cidades.

- Além de ter como destaque a fogueira que aumentava seu tamanho a cada edição, a festa atraía o público com outras atrações, como o casamento caipira e o encontro de quadrilhas. Também recebia artistas de renome, entre eles a dupla caipira Tonico e Tinoco – conta o historiador, ressaltando o trabalho do senhor Vitorino, cuja família é responsável pela promoção da festa.
Palavras chaves: CULTURA