Assistência Social e Direitos Humanos

04/07/2018

FAMÍLIAS INSCRITAS NO CADÚNICO RECEBERÃO KITS PARA CONVERSÃO DE TELEVISORES PARA O SINAL DIGITAL

No total, mais de 9.300 kits deverão ser entregues em Resende. Agendamento dos interessados poderá ser feito nos CRAS

Crédito: Arquivo PMR

Garantir que a população de baixa renda, beneficiada por programas sociais desenvolvidos pelo Governo Federal, continuem tendo acesso à programação de TV, através do sistema digital. Foi com este objetivo que o prefeito Diogo Balieiro Diniz assinou na última sexta-feira, dia 30, um Termo de Cooperação com o programa Seja Digital, do Governo Federal. A assinatura, que contou com a participação da Diretora de Operação Regional do programa, Vivian Bilhim, foi realizada no gabinete do prefeito.

De acordo com a parceria firmada com o programa, a Prefeitura adotará medidas visando auxiliar a população na transição do sinal analógico para o digital. Entre essas medidas está a disponibilização das instalações do CRAS como pontos de referência, onde a população poderá tirar suas dúvidas e ser auxiliada durante a mudança no sinal. Para isso, os funcionários dos Centros receberam, também na última sexta-feira, um treinamento específico sobre o assunto para que possam atender a população.

Além disso, o programa também fornecerá, gratuitamente, os kits necessários para a mudança do sinal, contendo um conversor digital, antena UHF e controle remoto para que as famílias em vulnerabilidade possam fazer a conversão em suas casas e continuar recebendo o sinal. No total, mais de 9.300 kits deverão ser doados em Resende para as famílias cadastradas no Cadúnico, que dá acesso a programas sociais do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família ou Carteiro do Idoso, entre outros.

Para receber o conjunto, o beneficiário precisa agendar a retirada do kit na unidade do CRAS de referência do seu bairro, levando o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) do titular do benefício. O agendamento também pode ser feito pelo telefone 147, ou no endereço www.sejadigital.com.br. Após a solicitação, o cidadão será informado sobre o dia, local e horário específico para a retirada do kit.

Fim do sinal analógico

A visita da diretora ao município acontece em conformidade com a segunda fase do cronograma nacional que, nesta etapa, visa atingir os municípios do interior do Estado. O sinal digital é gratuito e já está incluso em todos os aparelhos fabricados no Brasil a partir de 2012. Já os televisores produzidos antes desta data, sem o selo DTV ou com o tubo na parte traseira, precisam da antena UHF e do conversor para captar o sinal digital. Determinado pelo decreto federal 5.820/2006, o sinal analógico de televisão será desligado em 28 de novembro deste ano.

Palavras chaves: Sinal Digital