07/06/2010

Famílias de baixa renda vão receber vale-alimentação

Secretária Marly Ceccoline Cortona (foto): "Cidadãos cadastrados pelo CRAS terão direito ao benefício"

Famílias de baixa renda vão receber vale-alimentação

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A partir desta segunda-feira, dia 07, os usuários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Resende beneficiados com uma cesta básica mensal de alimentos e produtos de limpeza passam a receber o benefício na forma de vale-alimentação, no valor de R$ 59,00 mensais. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona (foto), que coordena os programas desenvolvidos pelo CRAS, a mudança na forma de concessão do auxílio está sendo realizada com o objetivo de facilitar a vida das famílias atendidas. - Com o vale, estes cidadãos não vão precisar mais carregar peso da unidade do CRAS onde é atendido até a sua casa. Essa forma de concessão também é mais segura, uma vez que os atendidos não ficam expostos ao perigo de assaltos – explicou a secretária. Porém, a maior vantagem, destacada pela secretária, está no fato de que, a partir deste mês, os beneficiados poderão escolher o que e onde comprar, entre os cinco supermercados conveniados mais próximos de sua residência. Segundo a secretária, o vale não poderá ser utilizado na compra de bebidas, cigarros ou cosméticos. - Esse é um benefício concedido às famílias que realmente necessitam de um auxílio do Poder Público. Antes de concedermos as cestas, e agora o vale, sempre realizamos um levantamento sócio-econômico, através de visitas nas residências, para saber se o usuário realmente necessita – informou Marly Ceccoline Cortona. Atualmente, 180 usuários dos quatro CRAS do município (Lavapés, Itapuca, Toyota e Cidade Alegria) são atendidos pela concessão das cestas. Os supermercados conveniados são: Netinho (Centro), Betel (Itapuca), Dudu (Paraíso), Gaúcho e Sagrada Família (ambas na Cidade Alegria). Nas unidades do CRAS, a Prefeitura desenvolve ações e projetos sócio-educativos para as famílias atendidas, além de oficinas de geração de renda e trabalho. Entre os projetos realizados neste programa pela Secretaria Municipal de Assistência Social estão também o PRÓJOVEM e a brinquedoteca, através do qual 600 crianças são incentivadas à leitura.
Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL