Assistência Social e Direitos Humanos

06/08/2018

EVENTO COMEMORA 12 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

Atividades, que serão realizadas no Calçadão de Campos Elíseos e na Câmara Municipal, acontecerão nos próximos dias 8 e 9

EVENTO COMEMORA 12 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA

Crédito: Carina Rocha

Em comemoração aos doze anos de implantação da Lei Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria da Mulher, vai realizar nos próximos dias 8 e 9 de agosto, quarta e quinta-feira, ações de conscientização sobre a violência contra a mulher e a importância da denúncia desses atos, como uma forma de combater a violência. As ações acontecerão no Calçadão de Campos Elíseos, no dia 8, e na Câmara Municipal, no dia 9, onde ocorrerá uma Mesa Redonda sobre o assunto.

De acordo com a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Bianca de Oliveira, as atividades visam conscientizar homens e mulheres sobre a gravidade da violência doméstica que, na maioria das vezes, acontece de forma silenciosa e, muitas vezes, fatal.

- O número de feminicídios em Resende caiu de 2017 para 2018, até o momento. Porém, enquanto houver mulheres morrendo e ou sendo agredidas, não podemos nos calar. Precisamos mostrar que a violência doméstica é crime e, mais que isso, que é um crime grave e que nossas mulheres estão amparadas por uma lei que está comemorando 12 anos e que funciona de forma efetiva. Não vamos admitir perder mais nenhuma de nós – disse a coordenadora sobre as duas mortes ocorridas no município em 2018, contra cinco em 2017.

Conforme a programação, na quarta-feira, dia 8, às 13h30, será realizada no Calçadão a campanha “A Lei Maria da Penha vai às ruas – Fortalecer a luta e defender as mulheres”, através da qual serão distribuídas cartilhas para a população com o teor da lei, e o grupo teatral Black Style encenará um esquete sobre violência doméstica.

Já na quinta-feira, dia 9, às 14h, acontecerá, na Câmara Municipal, uma mesa redonda sobre o tema “Avanços e desafios da Lei Maria da Penha”, com a presença da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM) e Líder do Movimento Feminista do Rio de Janeiro, Helena Piragibe; da presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Resende, Vani Vasconcelos, e da coordenadora do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher), Marilene Buçard, além da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo. Todas as ações são abertas ao público.

Além de conscientizar a população sobre a importância da lei, as atividades, segundo a responsável pela Coordenadoria da Mulher, também têm por objetivo contribuir para reverter as estatísticas sobre o número de mulheres agredidas, ou assassinadas, todos os dias no país e, em especial, na região. “Levantamos essa bandeira para chamar a atenção da sociedade sobre o grave momento que nossa região está atravessando, com o registro de seis casos de feminicídio em apenas oito meses. Esse é um dado revoltante que precisa mudar”, disse Bianca.

Atendimento em Resende

Em Resende, o NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher) age de maneira efetiva visando combater à violência contra a mulher, com a articulação de políticas públicas voltadas especialmente para o público feminino. Entre as atividades realizadas estão palestras e campanhas nas escolas, nas unidades de saúde e de assistência social, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Onde fica

O Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher de Resende fica na Rua Macedo Miranda, 81, no bairro Jardim Jalisco

Telefone: 3360.9824

Palavras chaves: Maria Da Penha