° Minº Max

27/01/2009

Estradas Rurais: Prefeitura intensifica atendimento às chamadas de emergência

Equipes trabalham na liberação de trechos interditados

Estradas Rurais: Prefeitura intensifica atendimento às chamadas de emergência

Crédito: Clóvis Alves

Devido à intensidade das chuvas que vêm caindo em Resende nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança reforçou o estado de alerta visando atender as chamadas de emergência nas estradas rurais. Até agora, a Prefeitura já registrou 20 quedas de barreiras. Além disso, alguns bueiros foram danificados pela força da água, o que causou a erosão em diversos trechos da Zona Rural, como aconteceu na via de acesso à Boca do Leão.

A recuperação das estradas pelas quais são realizados o escoamento da produção agropecuária e o itinerário do transporte escolar têm sido uma prioridade da Prefeitura nesta época das chuvas. No começo da semana, a Secretaria registrou a interdição de uma via na região da Vila da Fumaça e numa outra que garante o acesso à Pedra Selada – as duas localidades são consideradas áreas turísticas. Equipes do município foram enviadas imediatamente pela Prefeitura com o objetivo de liberar até o fim desta semana os trechos interditados.

- Diversos outros pontos das estradas rurais, que apresentavam problemas por causa das chuvas, já foram liberados – disse o titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada.

Para o atendimento de emergência nas estradas rurais, a Prefeitura escalou 12 operários – eles foram divididos em duas equipes de trabalho, as quais contam com o apoio de uma máquina retro-escavadeira, uma máquina pá carregadeira e uma motoniveladora, além de caminhões. Nos últimos dias, o maquinário utilizado neste trabalho ganhou o reforço de máquinas da Prefeitura que foram recuperadas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM). As máquinas tinham sido encontradas pelo novo governo da cidade com diversos problemas, estando por causa disso sem condições de uso.

- Tendo em vista a urgência destes equipamentos na recuperação das vias urbanas e rurais, conseguimos recuperar 50 por cento das máquinas encontradas em estado precário. A recuperação do restante do maquinário está dependendo da disponibilidade financeira da Prefeitura. De qualquer maneira, as máquinas já recuperadas têm nos proporcionado intensificar as ações de emergência – complementou Rubens Almada.

Palavras chaves: ESTRADAS