17/05/2019

ESCOLA MUNICIPAL MOACIR COELHO DA SILVEIRA, NA SERRINHA DO ALAMBARI, COMPLETA 50 ANOS

Aniversário da unidade da Rede Municipal de Educação será comemorado nesta sexta-feira, dia 17

ESCOLA MUNICIPAL MOACIR COELHO DA SILVEIRA,   NA SERRINHA DO ALAMBARI, COMPLETA 50 ANOS

Crédito: Arquivo PMR

Alunos, professores, demais funcionários e toda a comunidade da Serrinha do Alambari estarão em festa nesta sexta-feira, dia 17. O motivo da comemoração são os 50 anos desde a fundação da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, unidade que contempla atualmente quase 100 alunos, com grande importância para a história local.

A cerimônia de comemoração acontece a partir das 10h e contará com a presença da Secretária Municipal de Educação, Rosa Frech, a presidente do Instituto da Educação do Município de Resende (EDUCAR), Alice Brandão, e outras autoridades municipais. Além de alunos e profissionais que trabalham na unidade, o evento é aberto para toda a comunidade. Familiares de Moacir Coelho da Silveira, personalidade que dá o nome a escola, também estarão presentes. As irmãs Hilda da Silveira Dias e Nilda da Silveira Diniz, e o sobrinho Nivaldo da Silveira Dias são convidados especiais.

De acordo com a direção da escola, a solenidade terá início com a execução dos hinos nacional e municipal, acompanhada do hasteamento da bandeira. Em seguida, as autoridades presentes poderão falar um pouco sobre a importância da unidade atualmente e dos 50 anos de existência da mesma. A homenagem feita pelos alunos acontecerá através de apresentações especiais, com música e esquete de teatro.

- É motivo de muita alegria celebrar meio século de existência de uma unidade tão especial quanto a Escola Moacir Coelho da Silveira. Atualmente, a escola atende 98 alunos de 3 a 16 anos de idade e possui uma importância muito grande para toda a comunidade da Serrinha – disse a Secretária Municipal de Educação, Rosa Frech, que ainda lembrou que a unidade passou pelo Programa Revitaliza Resende no ano passado.

Após a celebração, a escola também fará a inauguração de uma exposição fotográfica permanente, que ficará no pátio. As fotografias, feitas pela própria comunidade, registram espécies de pássaros encontrados na região.

História da EM Moacir Coelho da Silveira

Inaugurada no ano de 1969, a escola teve como primeiro nome “Escola Municipal Número 11”. Mais tarde, em 1972, o nome foi alterado em homenagem ao filho de Joaquim Criminal, um administrador da Serrinha do Alambari. Moacir Coelho da Silveira faleceu em um trágico acidente automobilístico e a homenagem póstuma perdura até os dias de hoje.

Inicialmente, a escola possuía um endereço diferente do atual. A primeira estrutura, no entanto, comportava poucos alunos e acabou ficando pequena devido ao crescimento populacional da região da Serrinha do Alambari. Em 1994 a unidade ganhou um novo e definitivo endereço, na Praça Francisco Lima.

Palavras chaves: 50 Anos; Escola Moacir Coelho Da Silveira