28/08/2018

EDUCAÇÃO USA TEATRO PARA INCENTIVAR ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ENTRE OS ESTUDANTES

Projeto, desenvolvido pela empresa NutriPlus, está sendo realizado em mais de 20 unidades da Rede Municipal de Ensino

EDUCAÇÃO USA TEATRO PARA INCENTIVAR  ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ENTRE OS ESTUDANTES

Crédito: Anderson Patrick

Mais de dois mil alunos da Rede Municipal de Ensino vão assistir, até a próxima sexta-feira, dia 31, a peça teatral “A menina que não gostava de frutas”, que busca incentivar, através do teatro, a alimentação saudável entre estudantes com até cinco anos de idade. A peça, que faz parte de um projeto de educação nutricional desenvolvido pela empresa Nutriplus, responsável pelo fornecimento de merenda escolar, beneficia mais de 20 unidades educacionais do município.

O espetáculo conta a história de uma menina que não gostava de frutas, mas que depois de conversar com elas percebeu a importância desses alimentos para a sua saúde, utiliza recursos como fantoches, músicas e iluminação especial, além de diversos elementos cênicos, para incentivar as crianças a comerem frutas para crescerem mais fortes e saudáveis. A peça é baseada no livro de mesmo nome, de Cidália Fernandes, e já foi apresentada em várias cidades do país.

Em Resende, entre as unidades contempladas com o projeto estão os Centros Municipais de Educação Infantil Parque das Águas e Julieta Botelho, e as creches da Casa da Amizade, Morro do Cruzeiro, Pedacinho do Céu e Rubens da Silva Lamin, além das Escolas Municipais Algodão Doce, Augusto de Carvalho (CIEP 489) e Bernarda Brandão, entre outras.

Durante o espetáculo, além de aprenderem a importância da alimentação saudável de uma forma lúdica, as crianças maiores também interagem com as personagens e com a protagonista, e não perdem uma fala entre as duas. Já os bebês se encantam com a musicalidade da peça, que ajuda a estabelecer uma interação com eles. A secretária municipal de Educação, Rosa Frech, ressalta a importância na iniciativa, lembrando que o teatro é uma ferramenta que ajuda a desenvolver múltiplas habilidades na infância, refinando sensibilidades, aguçando percepções e fortalecendo aspectos da imaginação.

- É muito importante contarmos com parcerias como esta, especialmente quando o colaborador já conhece a realidade das escolas, como é o caso da empresa NutriPlus. Além disso, é uma satisfação saber que, além de fornecer uma merenda nutritiva, a empresa também se preocupa em realizar projetos que promovam o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, como é o caso da apresentação desta peça, que proporciona, ao mesmo tempo, momentos de lazer e aprendizagem aos nossos estudantes - disse a secretária.

Palavras chaves: Alimentação Saudável