Esporte e Lazer

24/08/2018

DOMINGO NO PARQUE TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Atividades adaptadas e modalidades paraolímpicas estão entre as novidades desta edição

DOMINGO NO PARQUE TERÁ PROGRAMAÇÃO  ESPECIAL COM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Crédito: Arquivo PMR

Neste fim de semana o Parque das Águas vai se transformar num espaço de inclusão social e de diversão para toda a família. Para isso, o evento, realizado das 9h às 12h, terá uma programação especial, com diversas atividades adaptadas, que permitirão a participação das pessoas com deficiências (PCD’s). A iniciativa, que faz parte da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, visa chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social e da valorização do potencial produtivo e criativo dessas pessoas.

Além das atividades tradicionais oferecidas pelo programa, como minitênis, minibasquete, tênis de mesa, futebol de botão, vôlei, xadrez, dama e dominó, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer também levará para esta edição do Parque das Águas uma bola com guizo, utilizada por pessoas com deficiência visual para a prática de futebol. Conhecida como “futebol de 5”, a modalidade rendeu ao Brasil, em 2016, uma medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro. No Domingo no Parque, além dos deficientes visuais, qualquer pessoa poderá viver esta experiência, colocando uma venda nos olhos para praticar o esporte, que teve o jogador brasileiro Ricardinho eleito o melhor do mundo por duas vezes.

Além disso, também visando permitir a participação dos PCD’s em outras atividades esportivas e/ou recreativas, algumas modalidades praticadas durante o Domingo no Parque terão suas regras alteradas. Este é o caso, por exemplo, do voleibol, que terá a rede posicionada em uma altura menor para facilitar a participação de cadeirantes nas partidas. Já para os pequenos, que adoram aproveitar os parquinhos instalados pela Prefeitura do Parque das Águas, a novidade deste domingo será uma cama elástica, que será montada no local especialmente para receber o público infantil.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jorge Alberto Moisés, a iniciativa de fazer um Domingo no Parque Inclusivo confirma a importância social que o esporte desempenha neste processo: “a inclusão das pessoas com deficiências tem que ser feita em todos os setores, e o esporte sempre cumpriu este papel de uma forma muito presente. Neste Domingo no Parque não será diferente, pois vamos mostrar que o esporte é para todos” - disse.

O Domingo no Parque conta com a infraestrutura da maior área de lazer da cidade, onde os visitantes também poderão praticar caminhada, corrida, exercício em academia tradicional ou adaptada para a terceira idade, além de skate, slackline e patins, ntre outras atividades.

Palavras chaves: Inclusão