18/06/2009

Disque Idoso será criado pela Prefeitura

Sistema de ligação gratuita começa a funcionar em breve

Disque Idoso será criado pela Prefeitura

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Solidariedade, irá implantar no município um serviço de disque denúncia gratuito de violência contra o idoso – a proposta é que o serviço comece funcionar num prazo máximo de trinta dias. O anúncio foi feito no começo desta semana, pela titular da pasta, Marly Ceccoline Cortona (foto, ao centro), durante um evento comemorativo ao Dia Internacional de Combate à Violência contra o Idoso. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá.

O número para o recebimento de denuncias, que será definido nos próximos dias, terá três dígitos e inicialmente vai funcionar das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, através do Serviço de Atendimento ao Idoso em Situação de Violência do município.

Ainda durante o evento, a secretária também informou que todos os serviços sociais de assistência ao idoso, oferecidos pela Prefeitura, já estão implantados nas quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as quais funcionam nos bairros Jardim Esperança, Lavapés, Itapuca e Toyota. Nestes núcleos, os idosos beneficiados podem retirar as cestas básicas, desde que estejam cadastrados, além de contarem com oficinas de artesanato, sabão, tecelagem, palestras e orientações psico-sociais e jurídicas.

O evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Violência contra o Idoso, que contou com uma platéia de cerca de 120 pessoas, foi presidido pela secretária de Desenvolvimento Social e Solidariedade do Município, Marly Ceccoline Cortona. O encontro teve ainda as participações da presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena; da primeira dama do Município, Ana Paula Rechuan; do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Santa Rita (PSDB); da coordenadora do Serviço de Atendimento ao Idoso em Situação de Violência, Ana Carolina Costa; e do presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Resende,  Edison Feliciano, além de secretários municipais e representantes de movimentos organizados da sociedade civil.

Ainda na abertura dos trabalhos, a secretária Marly Ceccoline Cortona, informou que, desde o inicio da administração do prefeito José Rechuan (DEM), “a Prefeitura tem buscado ampliar as ações sociais do Município em benefício dos idosos, aproximando cada vez mais os serviços públicos deste segmento da população”.

- Mesmo o Município já possuindo um número para receber denúncias de violência contra o idoso, que é o 3360-9775, a implantação do Disque Denúncia, na medida em que será um serviço de discagem gratuita, vai ampliar e tornar mais acessíveis as ações sociais da Prefeitura, destinadas ao cidadão idoso – declarou a secretária.

Quanto à disponibilização dos serviços de assistência aos idosos, realizados pelas quatro unidades do CRAS, Marly explicou que “antes, as ações eram centralizadas no CRAS do Lavapés, o que dificultava o acesso de muitos idosos aos serviços”.

Palavras chaves: SERVIÇO