08/12/2009

Projeto Cercanias começa nesta sexta-feira em Resende

Desenvolvimento Integrado: 14 cidades expõem produtos no Parque das Águas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Acompanhado por outros 13 prefeitos do eixo Rio de Janeiro-São Paulo e Minas Gerais, o prefeito de Resende, José Rechuan (DEM), abre oficialmente nesta sexta-feira, dia 11, às 15 horas, no Parque das Águas, a segunda edição do Projeto Cercanias. Lançado este ano pela Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o projeto tem como objetivo promover o crescimento integrado entre as cidades próximas que se localizam nos três estados representados no evento. A primeira edição do projeto aconteceu em julho, no mesmo local (foto) Segundo Rechuan, “a proposta do Projeto Cercanias é tornar realidade ações comuns de desenvolvimento econômico e social, respeitando as potencialidades de cada um dos municípios”. Além de Resende, vão participar da segunda edição do projeto as seguintes cidades: Areias, São José do Barreiro, Arapeí, Bananal, Queluz (todas do Estado de São Paulo), Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Bocaina de Minas, Alagoa (as cinco situadas no estado de Minas Gerais), Barra Mansa, Itatiaia e Quatis (municípios do Estado do Rio de Janeiro). - A nossa administração defende a atuação integrada entre os municípios da região como forma de encontrar soluções para problemas comuns enfrentados pelos governos de cada uma das cidades. Recentemente, por exemplo, anunciamos a participação de Resende no Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Paraíba. Da mesma maneira, estamos trabalhando na área do desenvolvimento econômico. Cada cidade tem potencialidades específicas de crescimento. Vamos, então, unir estas particularidades visando gerar empregos e aumentar a arrecadação financeira das prefeituras participantes no sentido de realizar novas obras e serviços para os moradores destas cidades – disse o prefeito José Rechuan. Idealizador e um dos principais coordenadores do Projeto Cercanias, o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Resende, Edgar Moreira, explica que a programação da segunda edição do evento prevê diversas atrações nos segmentos de agro-negócio, gastronomia, folclore, música, danças típicas e artesanato, além de uma festa de Natal. No caso desta atividade, ela será promovida no domingo, dia 13, a partir de 9 horas, pela Prefeitura de Resende, através do EDUCAR (Instituto de Educação do Município). A programação cultural do Projeto Cercanias é a seguinte: Dia 11/12: apresentação do coral da Fundação CONFIAR – Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende (15 horas); baile da Terceira Idade animado por um show de forró (18 horas) e show com Jorginho Bom Sucesso (21h30m); Dia 12/12: Folia de Reis de Bocaina (14 horas), Capoeira de Areias (15 horas), Grupo Meninos do Batuque de Quatis (16 horas), Banda Mapa da Mina de Itamonte (17 horas), Violeiros de Resende (19 horas), Dança de salão (20 horas) e Banda Grave Zero (21h30m); Dia 13/12: Festa de Natal – EDUCAR (9 horas), Grupo Senzala – capoeira de Resende (18 horas); Jongo e Dança Afro – Resende (19 horas) e Big Band – Queluz (21 horas).
Palavras chaves: UNIÃO DE FORÇAS