05/02/2009

Dengue: Secretaria de Saúde vai iniciar tratamento mesmo sem resultado do exame

Pacientes com sintomas da doença receberão atendimento imediato

Dengue: Secretaria de Saúde vai iniciar tratamento mesmo sem resultado do exame

Crédito: Wagner Alves

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Britto, determinou à direção do Hospital de Emergência que qualquer atendimento a pacientes com dores de cabeça e febre deverão ser informados imediatamente ao Serviço de Vigilância Sanitária do Município. Segundo ele, “a medida também deve ser considerada como uma ação preventiva contra a Dengue”.

- A Prefeitura não vai esperar pelo resultado do exame para iniciar o tratamento nos pacientes com sintomas da doença. Isso porque o resultado leva algumas semanas para ficar pronto. A nossa determinação é exatamente essa: se a pessoa deu entrada no hospital apresentando sintomas da doença, principalmente dores de cabeça e febre alta, a Vigilância Sanitária deve ser avisada prontamente. E o paciente receberá o atendimento como se estivesse com Dengue, mesmo que a suspeita não seja confirmada depois – disse o secretário.

Britto explicou que tão logo a informação seja transmitida pelo Hospital de Emergência, os agentes sanitários farão uma visita à casa dos pacientes para adotar os procedimentos de combate à doença. As amostras de sangue dos casos suspeitos são analisadas pelo Instituto Noel Nutels, unidade credenciada no Governo do Estado para a realização desse procedimento.

Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção contra a dengue, a Secretaria de Saúde vai iniciar uma campanha educativa nas escolas municipais, cujo ano letivo está começando hoje, dia 04. Segundo Daniel Britto, o trabalho será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação). Entre as ações planejadas estão a encenação de peças teatrais e a distribuição de materiais informativos.

- A nossa proposta é fazer com que os estudantes também se tornem agentes multiplicadores das orientações contra a doença, ajudando a conscientizar os seus familiares e os seus vizinhos. Dessa forma, teremos um universo maior de pessoas envolvidas nesta verdadeira cruzada visando evitar casos de Dengue em Resende – frisou Britto.

Locais considerados estratégicos, como cemitérios, ferros-velhos, borracharias e empresas de reciclagem também estão tendo prioridade nas ações preventivas contra a Dengue realizadas pela Prefeitura. Estes pontos vêm sendo vistoriados pelo menos duas vezes por mês pelos agentes, que eliminam focos propícios à formação do mosquito transmissor da doença. No caso dos estabelecimentos comerciais, os responsáveis são notificados para limparem imediatamente os locais. Quanto aos espaços públicos, a limpeza é determinada rapidamente pela Prefeitura aos responsáveis.

BAIXADA DA OLARIA – Um levantamento preliminar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida aponta que nos mutirões realizados pela Prefeitura em janeiro contra a dengue, pelo menos 2.500 imóveis foram vistoriados pelos agentes sanitários. Porém, muitas residências deixaram de ser visitadas nos dias dos mutirões porque os moradores não se encontravam em suas residências. Isso fez com que a Secretaria determinasse o retorno dos agentes a estes imóveis nos dias seguintes, inclusive durante os fins de semana. Segundo o secretário de Saúde, “esta medida tem apresentado resultados positivos”.

Desde janeiro, a administração do prefeito José Rechuan (DEM) já promoveu mutirões nas seguintes regiões do Município: Morada da Barra, Surubi Velho, Alegria Velha, Vila Moderna e Santa Cecília. Nesta quinta-feira, dia 05, estava prevista a realização de um mutirão na Baixada da Olaria.