11/03/2009

Defesa Civil interdita mais 3 imóveis

Duas lojas e sala de imóvel no Centro Histórico são interditadas

Defesa Civil interdita mais 3 imóveis

Crédito: Wagner Alves

A Coordenadoria de Defesa Civil do Município interditou, na tarde de sexta-feira, dia 06, uma sala do imóvel onde funciona a Justiça Federal em Resende (foto). O imóvel se localiza na Rua Doutor Luís da Rocha Miranda 72, no Centro Histórico da cidade, próximo ao  Paço Municipal (antigo prédio da Prefeitura). Desde janeiro, 11 imóveis foram interditados pela Defesa Civil porque ofereciam riscos à integridade física das pessoas. Já no começo da tarde desta terça-feira, dia 10 de março, terça-feira, a Defesa Civil interditou dois imóveis comerciais localizados no calçadão de Campos Elíseos.

O prédio aonde se encontra instalada a Justiça Federal em Resende é alugado à instituição. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Lindomar Miranda, no cômodo interditado funcionava a sala de audiências, “motivo pelo qual era grande a movimentação de pessoas no espaço”. Um parecer técnico emitido pela Prefeitura apontou que as vigas e os dormentes de madeira responsáveis pela sustentação do piso da sala estavam deteriorados pela ação de cupins, “o que trazia sérios riscos de desabamento”.

- Trata-se de um imóvel antigo com a existência de um porão. Foi através deste porão que constatamos as vigas danificadas e os riscos provenientes deste problema aos cidadãos e funcionários da instituição – disse Lindomar, acrescentando que o proprietário do imóvel já foi notificado sobre a necessidade da realização de obras urgentes no local.

Em Campos Elíseos, uma das lojas interditadas hoje fica no número 51 da Avenida Albino de Almeida, próximo à saída da Ponte Velha. Segundo o coordenador da Defesa Civil, “parte da laje que estava sendo construída sem aprovação técnica do Município desabou, daí a decisão do órgão em interditar o imóvel”. No espaço, não estava funcionando nenhum estabelecimento. No começo da tarde, Lindomar Miranda anunciou que o imóvel ao lado, cujo número é 37 e aonde funciona uma loja de tecidos, também seria interditado.

- A queda da laje no número 51 provocou uma trinca na parede que faz divisa com a loja de tecidos. Diante do risco deste estabelecimento vizinho ser afetado também por um possível desabamento, vamos cumprir nosso dever de zelar pela segurança dos funcionários e clientes, interditando o local por medida de prevenção – afirmou Lindomar.

Entre os 13 imóveis interditados esse ano pela Defesa Civil do Município está uma casa que funcionava como dormitório, na esquina da Praça Oliveira Botelho com a Rua Doutor Cunha Ferreira, no Centro de Resende, além de um cômodo existente nos fundos da Sociedade Pestalozzi de Resende, às margens do Ribeirão Sesmarias, e três residências localizadas no bairro Novo Surubi. Com a interdição da sala de audiências da Justiça Federal, o serviço deverá ser prestado numa outra repartição do mesmo imóvel.

Palavras chaves: PREVENÇÃO