Resende

19° Min27º Max

Selo prevenção do site

Desenvolvimento Rural

24/10/2018

CURSO VAI FOMENTAR CRIAÇÃO DE AVES CAIPIRAS NO MUNICÍPIO

Capacitação será realizada nesta quinta, dia 25, na localidade rural de Fumaça

CURSO VAI FOMENTAR CRIAÇÃO DE AVES CAIPIRAS NO MUNICÍPIO

Crédito: Jenny Faulstich

Mais de 40 produtores rurais, ou pessoas que pretendem se dedicar à criação de aves, vão participar nesta quinta-feira, dia 25, no distrito de Fumaça, localizado a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, de um curso sobre criação de aves caipiras comerciais. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a capacitação conta com o apoio da EMATER-Rio e será realizada a partir das 9h, no salão da igreja católica, localizada no Centro da Vila da Fumaça.

 

Realizado com o propósito de fomentar a criação de aves caipira, valorizando uma prática que já é bastante comum na área rural de Resende, o curso é fruto de um convênio firmado ano passado entre a Prefeitura e o Banco do Brasil, e prevê, ainda, a promoção de outras capacitações a serem promovidas nos próximos meses. O objetivo da iniciativa é fomentar um dos setores que mais cresce no Brasil nas últimas décadas: o agronegócio.

 

De acordo com a engenheira agrônoma Juliane Dornellas, que trabalhou na elaboração do projeto junto o técnico agrícola Rodrigo Correia – ambos do corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural – após a realização do curso, serão montados 25 kits de galinheiro, para que 25 famílias da região possam fazer a criação das galinhas, conforme os parâmetros ensinados na capacitação. Já no próximo mês, os produtores poderão participar de um curso sobre Associativismo, que vai ensinar o passo a passo para a criação de uma associação onde os ovos caipira, produzidos na região, poderão ser vendidos.

 

- O curso sobre Associativismo será realizado em parceria com o Sebrae e tem o objetivo de levar informações sobre as etapas que devem ser cumpridas para a criação de uma associação de produtores e as suas vantagens, bem como incentivar que os participantes do Projeto de Fomento a Criação de Aves Caipira se organizem futuramente em uma associação – explicou Juliane.

 

Ministrado pelo médico veterinário José Henrique Carvalho Moraes, gerente de pequenos e médios animais, da EMATER-Rio, o curso abordará temas como: galpões e pastagens; equipamentos e tecnologias; manejo de aves; e doenças e prevenção, entre outras.

 

Confira a programação:

 

9h às 12h

Vídeo com apresentação do curso

O que é a criação de aves caipiras comerciais

Escolha das aves a serem criadas

Galpões e pastagens para aves caipiras

Equipamentos e tecnologias adaptadas

Arraçoamento (relativo à ração) e alimentação alternativa

 

13h às 15h

Características do ovo caipira

Manejo de aves

Produção de ovos e beneficiamento

Previsão de receitas e despesas

Doenças e prevenção

Palavras chaves: Curso
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados