02/02/2009

Creches da Prefeitura vão atender cerca de mil crianças

Unidades voltam a funcionar nesta quarta-feira

Creches da Prefeitura vão atender cerca de mil crianças

Crédito: Arquivo ACOM/PMR

O início do ano letivo também marcará nesta quarta-feira, dia 04 de fevereiro, o retorno das crianças de zero a três anos de idade matriculadas nas 13 creches municipais. No total, serão mais de mil crianças atendidas pela Prefeitura em 2009, sendo 809 inscritas nas próprias creches e o restante inserido nas unidades de pré-escola.

Durante todo o mês de janeiro, equipes da Prefeitura percorreram as creches municipais, vistoriando as unidades e fazendo serviços de limpeza e capina. Segundo o prefeito José Rechuan (DEM), “o funcionamento pleno das creches municipais será uma das prioridades da nova administração na área da educação, tendo em vista o grande alcance social que este serviço representa para a população”.

- Ao mesmo tempo em que, nestas primeiras semanas do nosso governo, realizamos ações emergenciais nas escolas do Município para receber os estudantes, dedicamos atenção especial também às creches da cidade. E ao longo de todo o nosso mandato estaremos sempre lutando para que estas unidades funcionem de forma eficiente, à altura do que a população tem direito e merece – declarou o prefeito.

As creches existentes hoje em Resende são as seguintes: Creche Municipal Jardim Primavera, São Vicente de Paulo (Cidade Alegria), Luz do Sol (Liberdade), Dr. Uchoa (Lavapés), Vila Vicentina, Surubi Novo, Pedacinho do Céu (Paraíso), Morro do Cruzeiro, Favo de Mel (Cabral), Parque Embaixador, Rubens da Silva Lamin (Engenheiro Passos), Creche Anexa ao CIEP 347 (Toyota) e Centro Educacional Casa da Amizade (Centro).

ATIVIDADES – Durante o tempo de permanência nas creches, as crianças recebem todo o atendimento com relação à nutrição, higiene, saúde e segurança. Já nas atividades pedagógicas, a equipe de profissionais utiliza brinquedos, papel e jogos sensoriais. Os momentos de recreação são divididos com as horas de sono, banho e alimentação.

A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), Cláudia Luísa de Oliveira, informou que ainda esse ano será feito um levantamento em todos os bairros para verificar a necessidade de ampliação das creches já existentes e a construção de novas unidades. Ela reafirmou ainda que, para matricular o seu filho numa creche da rede municipal, a mão precisa estar preferencialmente trabalhando e a residência da família deve se localizar nas proximidades de uma destas unidades. Os casos nos quais as crianças encontram-se em situação de risco social também recebem prioridade no atendimento.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL