03/08/2018

CRECHE DR. UCHÔA, NO LAVAPÉS, VAI GANHAR BRINQUEDOTECA

Com o trabalho de revitalização, realizado em parceria com a Fundação Abrinq, unidade vai ampliar sua capacidade de atendimento, abrindo mais 16 vagas

CRECHE DR. UCHÔA, NO LAVAPÉS, VAI GANHAR BRINQUEDOTECA

Crédito: Carina Rocha

Os 115 alunos da Creche Municipal Dr. Uchôa, no bairro Lavapés, que está passando por um amplo trabalho de recuperação e revitalização, realizado através de uma parceria com a Fundação Abrinq, vão ganhar uma brinquedoteca e um escovódromo. Além disso, graças à ampliação de duas salas, a unidade também vai conseguir aumentar sua capacidade de atendimento, abrindo 16 novas vagas. O trabalho de recuperação da creche, que faz parte do programa Revitaliza Resende, inclui a retirada de infiltrações, reforma do telhado, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, correção de rachaduras nas paredes, troca de torneiras, lâmpadas, interruptores, portas e janelas, que estavam deterioradas pelo tempo.

Para que os serviços sejam realizados na parte interna da unidade sem causar transtornos aos alunos e profissionais da educação, os estudantes serão transferidos, a partir da próxima segunda-feira, dia 6, para a Igreja Metodista, localizada no bairro Vila Nova, a poucos metros da creche. A transferência teve início esta semana, quando a instituição começou a receber os brinquedos, colchonetes e materiais utilizados pelas crianças, que já serão atendidas no novo endereço a partir de segunda-feira, dia 6.

O objetivo da revitalização é oferecer um ambiente acolhedor para os pequenos estudantes, que têm quatro meses a três anos, e também melhorar as condições de trabalho de professores, diretores, merendeiras e monitoras que atuam na creche, construída há quase três décadas. Para finalizar a reforma, as paredes da unidade também vão ganhar pintura com desenhos que remetem ao universo infantil, estimulando o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos.

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o desafio maior do programa Revitaliza Resende nas unidades de ensino é tornar o ambiente escolar interessante e estimulante para os alunos, fazendo com que a escola seja uma espécie de extensão da casa dos estudantes.

- Instalada em Resende há 28 anos, a Creche Dr. Uchôa não recebia qualquer intervenção de grande porte por parte da Prefeitura desde 2007, ou seja, há 11 anos. Isso fez com que as instalações da unidade ficassem em estado precário, prejudicando o desenvolvimento de nossas crianças e o trabalho dos profissionais. Com a chegada do Revitaliza Resende vamos mudar esta realidade e proporcionar um ambiente mais agradável e aconchegante para os 115 alunos que já estudam no local, e receber com muito amor e carinho os 16 novos – disse a secretária de Educação, Rosa Frech.

Palavras chaves: Creche