06/03/2009

Largada será neste domingo no Parque das Águas

Copa de Mountain Bike reunirá 400 atletas em Resende

Crédito: Arquivo: ACOM/PMR

Acontece em Resende neste domingo, dia 08 de março, a partir de 10 horas, a Copa Agulhas Negras de Mountain Bike 2009. Promovido pela Prefeitura, através da Fundação Resende Esportes,  o evento,  que até o ano passado era divulgado como Circuito, ganhou este ano o apoio da FECIERJ (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro), passando à categoria de Copa.  A concentração será no Parque das Águas, a partir das 9 horas, com largada prevista para às dez da manhã. A previsão é de que o evento reúna 400 atletas de várias cidades do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais.

Para o prefeito José Rechuan (DEM), a realização da copa no município “reforça ainda mais as ações já desenvolvidas pelo novo governo da cidade na área do esporte e do lazer em menos de dois meses”. Ele lembrou que em janeiro a Prefeitura promoveu diversas atividades esportivas para alunos da rede pública através de uma colônia de férias, incluindo uma competição de remo entre os estudantes no Rio Paraíba do Sul. Mais recentemente foi implantado o Projeto Segundo Turno em escolas municipais.

- O esporte da cidade hoje é destaque no cenário estadual por conta da boa campanha do Resende Futebol Clube na Taça Guanabara, motivo pelo qual a nossa administração vem apoiando o time na competição. Com a Copa de Mountain Bike previsto para domingo, vamos estar demonstrando novamente que o investimento no esporte e no lazer é mesmo uma prioridade da nossa administração – disse o prefeito.

Já a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Biana Pena, uma das responsáveis pela organização da Copa Agulhas Negras de Mountain Bike em Resende, disse que os percursos da competição serão de 60 quilômetros (categoria masculino) e 28 quilômetros (categorias feminino e pré-juvenil), ambos com trechos de asfalto e terra. Depois da largada, no Parque das Águas, os atletas percorrerão os seguintes locais: Vila Vicentina, Estrada da Boca do Leão, Fazenda da Grama e Surubi Novo, retornando ao local de início das provas, no Jardim Jalisco.

Segundo ainda Bianca, a Copa Agulhas Negras de Mountain Bike será aberta a todos os atletas, federados ou não, e não será dividida em categorias de acordo com a idade e o sexo. Haverá sorteio de uma bicicleta para os participantes e os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro. Os cinco primeiros colocados em cada categoria receberão também medalhas e vão somar pontos para as próximas etapas do campeonato estadual, que foi dividido em cinco fases – a etapa de Resende será a primeira.

- A parceria com a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro vem incrementar ainda mais a parte técnica e a organização do campeonato, já que a entidade vai apoiar e supervisionar todo o evento – disse Bianca, acrescentando que as inscrições poderão ser feitas de forma antecipada na loja Cicle Dois Irmãos, próximo ao Terminal Rodoviário do Centro da cidade, ou momentos antes da competição, no local da largada.

A realização da Copa Agulhas Negras de Mountain Bike – cujo preço da taxa de inscrição será de R$ 20,00 – contará com o apoio da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida da Prefeitura.
Palavras chaves: ESPORTE