01/10/2009

Construção de novas creches também está prevista no orçamento

Verbas próprias e transferências garantem investimentos na cidade

Construção de novas creches também está prevista no orçamento

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário municipal de Gestão Fazendária e Finanças, Renato Viegas (foto, em pé), enfatiza que a inclusão dos valores dos novos investimentos, apresentados pela Prefeitura de Resende na proposta orçamentária, estão previstos também no PPA (Plano Plurianual Municipal), que foi enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal, no dia 31 de agosto deste ano, através do projeto de lei 029/2009. No PPA, encontram-se incluídas as novas ações do executivo municipal para o quadriênio 2010 – 2013. - A inclusão do Hospital da Mulher, já para o orçamento de 2010, foi uma determinação do próprio prefeito José Rechuan, feita no primeiro dia do seu governo, visando atender a um compromisso assumido durante a campanha eleitoral do ano passado – disse Viegas. Quanto à construção de três novas creches e a ampliação de outras seis, Viegas salientou que o projeto “significa outra prioridade do prefeito e representará uma conquista de grande alcance social, na medida em que vai permitir com que as mães ocupem espaço no mercado de trabalho, podendo dessa maneira exercer suas atividades profissionais com a certeza de que os seus filhos estão sendo bem tratados nas creches da Prefeitura”. Já a diretora do Departamento Orçamentário da Prefeitura, Iara Ramos, informou que a arrecadação do município é composta por verbas próprias, como os recursos provenientes do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza); de verbas transferidas de outras esferas governamentais, entre elas o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além das chamadas verbas carimbadas, que são aquelas com destinação específica, como os repasses do SUS (Sistema Único de Saúde) e Convênios (transferências dos Governos Federal e Estadual).
Palavras chaves: RECURSOS