Desenvolvimento Rural

06/12/2018

CONFRATERNIZAÇÃO MARCA ENCERRAMENTO DO I TORNEIO LEITEIRO DE CURRAL NESTA SEXTA

Evento reunirá produtores, familiares e autoridades do município

CONFRATERNIZAÇÃO MARCA ENCERRAMENTO  DO I TORNEIO LEITEIRO DE CURRAL NESTA SEXTA

Crédito: Arquivo PMR

Uma grande confraternização entre os produtores rurais do município vai marcar nesta sexta-feira, dia 7, o encerramento do I Torneio Leiteiro de Curral, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e que envolveu dez propriedades de Resende. A classificação final do torneio será definida na noite desta quinta-feira, dia 6, quando será realizada a última esgota, com uma disputa entre as localidades do Morrão e da Limeira. Já o encerramento da competição, que deverá contar com a participação do prefeito Diogo Balieiro Diniz e vereadores, será realizado a partir das 18h, no Rancho Águas Pratas, onde serão premiados os três primeiros colocados.

Diferente dos torneios leiteiros tradicionais, que reúnem os animais num só lugar, as ordenhas do Torneio de Curral foram realizadas diretamente nas propriedades, sob a supervisão da comissão organizadora do evento. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, antes do início da competição, todos os animais passaram por pesagem e classificação, de acordo com as três categorias do torneio: Grupo A, com vacas com até 20 kg; Grupo B, com vacas com peso entre 20,01 e 30 kg; e Grupo C, onde ficaram as produtoras que pesam acima de 30 kg.

De acordo com o secretário Vinícius Cibien de Oliveira, o evento teve como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pelos produtores rurais, além de promover a integração das pessoas que vivem da produção leiteira ou se interessam pelo assunto. O secretário destaca ainda que estimular o aumento da produtividade e incentivar a pecuária é um dos importantes compromissos da atual gestão, motivo pelo qual, outros concursos similares serão realizados em breve no município. O primeiro deles deverá ser o Torneio Leiteiro de Curral das comunidades de Bulhões e da Boca do Leão, que será realizado no início de 2019.

O I Torneio Leiteiro de Curral, fruto de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, EMATER-Rio e a ACIAR (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Resende), contou com a participação das seguintes propriedades rurais: Fazendas Ramadan; Roseira; Santa Helena; Estância São João; Bahia I; Bahia II; São José I; São José II; Limeira e Fazenda da Graça.

Galeria de fotos:

Palavras chaves: Torneio Leiteiro