01/10/2009

Concessionária do sistema é notificada 110 vezes pela SANEAR

Prefeitura determina recuperação de vias públicas

Concessionária do sistema é notificada 110 vezes pela SANEAR

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

No mês de setembro, a empresa Águas das Agulhas Negras, concessionária do sistema de água e de esgoto da cidade, foi notificada 110 vezes pela SANEAR (Agência de Saneamento do Município de Resende). Somente nesta quarta feira, dia 30, foram 51 notificações emitidas para que a concessionária recuperasse a pavimentação em dez bairros nos trechos danificados durante a realização de reparos nas redes de distribuição de água e coleta de esgoto. - Com a emissão das notificações, a SANEAR vem cumprindo o seu papel fiscalizador no sentido de garantir a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Ao contrário do que ocorria antes, quando não havia nenhuma punição para a concessionária em caso de ineficiência na prestação do serviço, agora podemos estabelecer penalidades à empresa graças ao decreto 3.384/09, assinado no mês passado, pelo prefeito José Rechuan – disse o presidente da SANEAR, Luís Cláudio Siqueira Chaves, acrescentando que, por determinação do próprio prefeito, “a postura da administração municipal com relação ao sistema de água e de esgoto sempre foi, é e sempre vai ser de cobrança”. Só no dia 22 de setembro, a Águas das Agulhas Negras recebeu 59 notificações, sendo que nove foram para que ela consertasse tampas de bueiros em cinco bairros. As outras 50 notificações determinavam a recuperação da pavimentação em diversos bairros. Segundo reclamações dos próprios moradores destas comunidades, a empresa abriu o asfalto para realizar consertos na rede, mas não recuperou o piso, deixando-o danificado. Em resposta aos ofícios da SANEAR, encaminhados no dia 22, a concessionária informou que quanto às tampas de bueiros, todas foram trocadas no prazo estipulado pela Prefeitura, através da agência. No mesmo documento, consta a informação de que 47 notificações destinadas à recuperação do asfalto também tinham sido atendidas. Segundo Luís Cláudio, sempre quando a concessionária responde às determinações da SANEAR, informando o atendimento dos pedidos, técnicos da agência vão aos locais indicados “para apurar se o serviço determinado foi realmente feito”. - O decreto do prefeito José Rechuan possibilitou à SANEAR trabalhar como uma agência reguladora, fiscalizando a realização dos serviços determinados e fazendo com que o cidadão tenha os seus direitos respeitados dentro do setor de saneamento básico – disse Luís Cláudio, acrescentando que a população pode também fazer reclamações relacionadas ao setor através do Linha Viva, sistema de call center da Prefeitura para atendimento da população. O número do Linha Viva é 0800 889 08 08 (ligações gratuitas).
Palavras chaves: ABASTECIMENTO DE ÁGUA