Fazenda

03/12/2015

Comitê de Combate à Dengue apresenta balanço de ações integradas

Secretaria de Saúde alerta para novos vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti

Comitê de Combate à Dengue apresenta balanço de ações integradas

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Comitê de Combate à Dengue, órgão que reúne todas as secretarias municipais e entidades, realizou na última quarta-feira, dia 2 de dezembro, mais uma reunião. Desta vez, a Secretaria de Saúde apresentou as novas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, principalmente às decorrentes do vírus da zika: a microcefalia de fetos e a Síndrome de Guillain-Barré, uma inflamação na medula.

No entanto, o secretário de Saúde, Daniel Brito, ressaltou que as medidas de prevenção continuam as mesmas: evitar acúmulo de água parada e possíveis focos de criadouro do mosquito.

Na avaliação da secretária de Governo, Christiane Villar Gobbi, o comitê conseguiu articular as ações das secretarias com o foco para dengue. Segundo ela, os setores já atuavam dentro de suas competências, mas sem ter como objetivo o combate à doença.

- Ainda temos pontos a melhorar, mas avançamos muito nos últimos meses, principalmente com as ações integradas de combate à dengue, que reúnem no mesmo bairro vigilantes sanitários, fiscais da Divisão de Posturas, da Secretaria de Obras, da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende), funcionários das Secretarias de Serviços Públicos e de Assistência Social e militares da AMAN, com o apoio do drone – destacou.

As ações já beneficiaram os bairros Vicentina, Santo Amaro, Surubi, Fazenda da Barra I, Jardim Esperança, Fazenda da Barra III, Parque Minas Gerais, Fazenda da Barra II e Itapuca, visitando cerca de cinco mil imóveis. Nesta semana, a equipe está na Baixada da Olaria. No total, foram recolhidos mais de 80 caminhões e 20 caminhonetes de lixo.

Paralelamente, a fiscalização de bueiros também está sendo realizada, em uma ação conjunta do CCZ e da Secretaria de Obras. A equipe aplica o larvicida no local e retira o acúmulo de água, se houver. Já foram atendidos 14 bairros, entre eles Cidade Alegria, Jardim do Sol, Jardim Esperança e Surubi. A Secretaria de Obras informou ainda que está atuando na limpeza de córregos e canais.

Além disso, durante a reunião do Comitê, a Superintendência de Ordem Pública apresentou balanço de que 250 veículos abandonados em vias públicas foram notificados e 70% desse número já foram retirados.

Outra ação definida pelo Comitê da Dengue foi uma vistoria e serviço de manutenção durante as férias nas unidades escolares. A preocupação do órgão é que, nesse período, possam se acumular focos do mosquito. A Secretaria de Educação já se comprometeu a manter uma equipe de plantão para verificar as escolas.

Outra novidade é que as atividades de combate à dengue da Secretaria de Educação também vão passar a envolver escolas estaduais e particulares, conforme anunciou o secretário Mário Rodrigues.

Palavras chaves: COMBATE À DENGUE