02/01/2019

Superintendência de Vigilância em Saúde alerta sobre importância da vacinação

COM CHEGADA DAS FÉRIAS, PREFEITURA ORIENTA FAMÍLIAS SOBRE FEBRE AMARELA

Crédito: PMR - Divulgação

Com a chegada das férias escolares, quando as famílias costumam aproveitar o período de descanso viajando, a Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Vigilância em Saúde, está fazendo um alerta à população sobre a importância da vacinação contra a Febre Amarela e os riscos de contrair a doença em locais onde já houve casos confirmados da doença.

Para evitar o contágio, a Superintendência orienta as famílias a se vacinarem com, no mínimo, dez dias de antecedência da viagem e ressalta que o município recebe doses regulares e controladas da vacina para atender à população, disponibilizando o serviço, de forma rotineira, em todas as unidades de saúde do município. Após o recesso de fim de ano, a partir do dia 2 de janeiro, o Centro Municipal de Imunização estará vacinando os interessados todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 14h, sem intervalo para almoço.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt, a maior incidência da doença costuma ocorrer entre os meses de dezembro e maio, período com maior incidência de chuvas, quando aumenta também a proliferação do vetor que transmite a Febre Amarela. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca contraiu a doença ou não tomou a vacina, é picada por um mosquito infectado.

Além de ressaltar a importância da vacinação, a Superintendência também está orientando os moradores e visitantes que não podem tomar a vacina, sobre as medidas preventivas que devem ser tomadas para ficar livre da doença. Entre elas estão manter o uso diário de repelente, em especial nos braços, pernas e pés; instalar mosqueteiros sobre a cama e telas nas portas e janelas; usar roupas de mangas compridas e calças; evitar visitar zonas de floresta ou lugares com grandes áreas de matas.

Além disso, alerta o órgão, é importante procurar, imediatamente, uma unidade de saúde (posto, hospital ou UPA) ao primeiro sinal de início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

Confira os horários e postos de vacinação:

Barra I – Terça-feira, das 8h às 16h
Vicentina/S. Amaro - Segunda-feira, das 8h às 12h
Cabral - Segunda-feira, das 8h às 12h
Cabral Alambari - Quarta-feira, das 8h às 16h
Zona Rural (Fumaça, Pedra Selada, Bagagem, Rio Preto, Jacuba) - Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Palavras chaves: Febre Amarela Vacinação