23/01/2009

Colônia de férias começa nesta segunda-feira

400 crianças vão participar das atividades

Colônia de férias começa nesta segunda-feira

O prefeito José Rechuan (DEM) participa nesta segunda-feira, dia 26, às 8 horas, no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), da cerimônia de abertura da colônia de férias promovida pela Prefeitura, através do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende). A colônia de férias, que reunirá 400 crianças, vai oferecer atividades esportivas, oficinas, palestras e gincanas, entre outras ações.

Segundo Rechuan, “a colônia de férias pode ser considerada um dos primeiros eventos promovidos pela nova administração municipal no sentido de ocupar o tempo das crianças no período das férias escolares”. Ele adiantou que, mesmo com a retomada do ano letivo, no começo de fevereiro, “a Prefeitura planeja realizar outras ações de inclusão social para os estudantes da rede pública fora do horário de aula na escola, desenvolvendo atividades esportivas, principalmente em algumas áreas de lazer do Município”.

A presidente do Instituto EDUCAR, Bianca Pena, disse que as crianças que se inscreveram na colônia de férias estarão divididas em dois núcleos. Um deles funcionará no Colégio Getúlio Vargas, de 8 às 11h30m, e o outro no Parque Paraíso, de 14h às 17h30. As atividades vão ser realizadas até o dia 30 de janeiro – já no dia seguinte, acontece a festa de encerramento. Todos os participantes receberão camisa, lanche e um kit odontológico, os quais serão distribuídos durante uma palestra sobre prevenção bucal.

Estarão participando da colônia crianças de 6 a 12 anos. De acordo com Bianca Pena, as crianças maiores de 10 anos, e que saibam nadar, poderão participar ainda das oficinas de remo. Estas  aulas vão ser ministradas no Rio Paraíba do Sul por professores da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro. Outras atividades esportivas da colônia de férias serão futebol, vôlei, basquete, judô e tirolesa, cuja orientação caberá ao Corpo de Bombeiros. Quanto às oficinas, as crianças participarão de trabalhos educativos nas áreas de cultura e de meio ambiente.

Todas as secretarias municipais estão envolvidas na realização da colônia de férias. O projeto conta ainda com o apoio de diversos órgãos, além das empresas Uniodonto e da Homebread Alimentos. Mais de 60 profissionais estarão envolvidos nas atividades da colônia de férias.

Palavras chaves: FÉRIAS