Resende

21° Min32º Max

Selo prevenção do site

Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

12/04/2019

CICLO DE PALESTRAS DA AMAR SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS CHEGA À AEDB

Bate-papo ambiental acontecerá neste sábado, dia 13, no auditório da instituição de ensino

CICLO DE PALESTRAS DA AMAR SOBRE ANIMAIS PEÇONHENTOS CHEGA À AEDB

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Agência do Meio Ambiente do Município (Amar), realizará neste sábado, dia 13, às 10h, a palestra sobre “Animais Peçonhentos”, no auditório da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), no bairro Campo de Aviação. O bate-papo ambiental faz parte do ciclo de palestras, que tem cronograma previsto até agosto deste ano. O objetivo do evento é apresentar dados estatísticos sobre o surgimento destes animais no município, além de ensinar à população a reconhecê-los e dar dicas sobre prevenção. A preservação dos animais na cadeia alimentar e equilíbrio ambiental também são temas importantes colocados na pauta. O evento é aberto ao público.

A palestra gratuita será ministrada pelo médico veterinário Flávio Jacob, da Amar, que irá explanar sobre ofídeos (serpentes), aracnídeos (aranhas, escorpiões, opiliões, ácaros e carrapatos), abelhas, taturanas, vespas, formigas e lacraias, entre outras espécies. De acordo com o presidente da Amar, Wilson Moura, o bate-papo buscará esclarecer dúvidas sobre os animais peçonhentos para moradores de Resende, além de oferecer informações relacionadas ao aumento de casos de aparecimento na área urbana e orientações gerais.

— O intuito da palestra é prestar esclarecimentos sobre a ocorrência de eventos com os animais peçonhentos na zona urbana, além de fornecer informações sobre como proceder nestes casos. O profissional vai ensinar sobre como identificar estas espécies e evitar acidentes. Vai reforçar os mitos e as verdades em relação aos animais peçonhentos, que possuem uma substância tóxica (veneno) produzida com um mecanismo (dentes ou ferrões, por exemplo). O veneno é injetado na presa ou predador, utilizado ativamente para caça ou defesa. O especialista ainda vai tirar dúvidas sobre a diferença entre animais peçonhentos, do grupo denominado como venenosos e não peçonhentos – salientou.

O palestrante explicou quais serão os principais tópicos do bate-papo. “A população aprenderá a reconhecer os animais peçonhentos e terá informações importantes para estes encontros, tais como: quem contatar, quais os procedimentos recomendados, aonde ir (em caso de acidente), entre outras dicas. A orientação será no sentido de não matar estes animais e sim evitar contatos desnecessários. Cascáveis e escorpiões são os animais de maior incidência no município. O foco da palestra será as serpentes”, frisou.

Flávio Jacob complementou que as mudanças no meio ambiente propiciam o surgimento de determinados animais.

— Temos o dever ainda de explicar a importância dos animais existentes na cadeia alimentar, que reflete no equilíbrio ecológico. Vamos tentar diminuir o medo excessivo destes animais como medida de conscientização para proteger o meio ambiente. Vale lembrar que a questão da limpeza para evitar ratos e baratas é essencial, já que estes atraem serpentes e escorpiões e lacraias, respectivamente. A transformação do meio ambiente provoca alterações no nosso ecossistema, que resulta no aparecimento de certo animais em lugares não esperados. A cobra cascavel, por exemplo, tem encontrado ambientes com oferta de alimentos, lembrando que seus predadores como gambás e gaviões estão sendo extintos – reforçou.

Até agosto, estão previstas outras localidades para a realização da palestra com os seguintes temas: “Animais Peçonhentos”, “Animais Sinantrópicos”, “Posse Responsável”, “Escolhas Sustentáveis” e “Animais em Unidades de Conservação (UCs)”. As datas e locais serão divulgados pela Prefeitura.

Serviço:

Palestra da Amar sobre Animais Peçonhentos

Data: 13 de abril, sábado

Horário: 10h

Local: AEDB, situada na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, nº 1, Campo de Aviação, Resende-RJ Resende-RJ

 

 

Palavras chaves: Peçonhentos; AMAR
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados