Resende

15° Min26º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

12/03/2019

CCZ DIVULGA CALENDÁRIO PARCIAL DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Neste mês de março, as equipes vão realizar busca ativa em localidades rurais

CCZ DIVULGA CALENDÁRIO PARCIAL DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Crédito: Carina Rocha

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Resende divulgou o calendário parcial da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019, que começa nesta quarta-feira, dia 13. Dos 45 postos de vacinação previstos em toda a cidade, o CCZ já definiu as localidades que serão atendidas nas duas primeiras etapas, nas zonas rural e urbana. Neste mês de março, as equipes realizaram busca ativa para vacinar cães e gatos contra a raiva, nos seguintes locais da área rural: na Estrada do Clube Náutico; Comunidade Terra Livre; Serrinha do Alambari; Capelinha; e na Estrada da Limeira.

De acordo com o coordenador do CCZ, Rodrigo Campos Teixeira, no ano passado, foram imunizados 12.151 cães e 1.684 gatos. Atualmente, o município possui mais de 12,6 mil cães, enquanto a população felina é de aproximadamente 2,5 mil. Este ano, a estimativa aproximada de vacinação para a população canina é 12,5 mil e, para felina, 2,4 mil. O coordenador explica quais são as restrições para o período de imunização, além de outras orientações.

— A campanha é destinada a cães e gatos com mais de quatro meses de idade. Todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação, inclusive, aqueles que receberam a dose no ano passado, visto que a vacina tem validade de um ano. O condutor do animal deve ser maior de 18 anos de idade e estar munido com o documento de identidade. No caso da zona rural, os postos serão volantes. As equipes vão realizar busca ativa nas propriedades rurais. Não estão aptos para a imunização: as fêmeas prenhas ou que estejam amamentando; e os animais que apresentem alguma enfermidade ou em tratamento com medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos – alertou.

Para evitar transtornos nos arredores dos postos, conforme recomendações do CCZ, os animais devem ser devidamente conduzidos com guias e coleiras correspondentes aos seus portes. Os animais mais ferozes devem ser levados com focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas ou gaiolas, visando evitar fugas e ataques de outros animais.

Na quarta, dia 13, as equipes seguem para a Estrada do Clube Náutico e a Comunidade Terra Livre. No dia 23 de março, os postos volantes estarão na Serrinha do Alambari e na Capelinha. No dia 27, é a vez da Estrada da Limeira. Na zona rural, as vacinas serão aplicadas entre 9h e 15h; já na urbana, de 9h às 16h. O cronograma está sujeito a modificações, segundo o CCZ. As datas das próximas localidades serão divulgadas no decorrer da campanha.

Palavras chaves: Vacinação; Antirrábica
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados