17/03/2009

Carro doado pela Peugeot é entregue à Prefeitura

Em cerimônia oficial, Rechuan recebe as chaves do veículo

Carro doado pela Peugeot é entregue à Prefeitura

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A direção da montadora Peugeot-Citroen entregou na manhã desta terça-feira, dia 17, ao prefeito José Rechuan (DEM), as chaves de um carro zero quilômetro da marca Xsara Picasso, que será utilizado exclusivamente pelo Departamento de Transporte e Mobilidade do Município nas ações voltadas à segurança no trânsito. Na foto, o prefeito (à esquerda) recebe as chaves das mãos do coordenador de comunicação interna da montadora, Fábio Di Renzo.

A entrega das chaves aconteceu durante uma cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, onde Rechuan assinou convênio com a Organização Não Governamental internacional GRSP (Global Road Safety Partnership), cuja sede fica na cidade de Genebra, na Suíça.

Além do prefeito, participaram da cerimônia diversas autoridades, como o consultor da ONG, José Cardita, e o coordenador de Comunicação interna da Peugeot, Fábio Di Renzo. Durante a cerimônia, Cardita apresentou um vídeo institucional acerca do sucesso que a parceria firmada entre a ONG e a Prefeitura de São José dos Campos (SP) tem alcançado. Segundo dados coletados após o início das atividades provenientes desta parceria, o índice de mortos e feridos em decorrência de acidentes de trânsito diminui a cada ano naquele município.

- A cidade de São José dos Campos, ao longo dos anos, vem se tornando referência em todo o país, como um município que mais se desenvolve com relação à segurança no trânsito. E tenho certeza de que, a partir da parceria, Resende também seguirá este caminho - disse o consultor.

Para o prefeito José Rechuan, a parceria assinada hoje entre a Prefeitura e a ONG “representa um avanço importante para a qualidade de vida no município”.

- Em recente pesquisa de opinião, a população apontou a questão do trânsito como o segundo principal problema a ser combatido pela Prefeitura. Então, a partir disso, já temos um projeto praticamente definido, e que, agora, será levado à audiência pública para ser apresentado à população. Não tenho dúvidas de que, a partir das mudanças, estaremos dando um passo importante neste sentido, atendendo às expectativas da nossa gente -  frisou.

O diretor de Transporte e Mobilidade da Prefeitura, Roque Cerqueira, lembrou que hoje Resende é a terceira cidade fluminense com o maior número de carros nas ruas, levando em consideração a sua população, ficando atrás apenas de Volta Redonda e de Petrópolis.

- Na década de 80, eram pouco mais de 12 mil carros circulando pelas ruas de Resende e, hoje, estes números ultrapassam a casa dos 40 mil. Apesar disso, graças a uma série de medidas, é menor o índice de acidentes na cidade, o que vem refletindo também na diminuição do número de vítimas. Tudo isso graça a um trabalho crescente de educação no trânsito, uma das prioridades da atual gestão, cujos resultados começarão a surgir brevemente - ressaltou.

Palavras chaves: AÇÕES NO TRÂNSITO