Resende

16° Min26º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

30/11/2018

CAMPANHA EDUCATIVA MARCA DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS NESTE SÁBADO

Atividades acontecem das 9h às 14h, no Calçadão de Campos Elíseos

CAMPANHA EDUCATIVA MARCA DIA MUNDIAL  DE LUTA CONTRA A AIDS NESTE SÁBADO

Crédito: Arquivo PMR

Neste sábado, dia 1° de dezembro, a Prefeitura, através do Serviço de Atenção Especializada DST/HIV/Hepatites, vai promover uma campanha educativa visando chamar a atenção da população para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A campanha, com distribuição de preservativos, entrega de folhetos sobre a importância da prevenção e as formas de contágio, além de esclarecimentos de dúvidas sobre a doença, será realizada das 9h às 14h, no Calçadão de Campos Elíseos, próximo ao totem de monitoramento.

 

A Coordenadora do SAE, Paula Carolina Ignácio Peixoto, explica que o HIV destrói as defesas naturais do organismo, enfraquecendo o portador do vírus, o que faz com que o paciente fique suscetível a outras doenças, como pneumonia e tuberculose. O vírus é transmitido por meio de relações sexuais sem preservativos e de mãe para filho, durante a gestação. Ainda segundo ela, o diagnóstico da infecção pelo HIV é feito através de exame de sangue.

 

- Na luta contra o vírus HIV é fundamental manter a população bem informada porque o conhecimento ajuda a prevenir a proliferação do vírus. Embora a ciência tenha evoluído muito nos últimos tempos, é um erro acreditar que a AIDS não é mais uma doença fatal e acabar descuidando da prevenção. Por isso, apostamos na informação e não medimos esforços para levar esclarecimentos à população – explica a coordenadora.

 

Um levantamento feito pelo SAE aponta que, atualmente, 600 portadores de HIV são acompanhados pela unidade, sendo que 70% dos pacientes são do sexo masculino. Ainda segundo o levantamento, o grupo que demanda maior atenção e preocupação por parte das autoridades de saúde pública é composto por jovens na faixa etária dos 20 aos 35 anos. “A AIDS, no entanto, pode contaminar qualquer indivíduo, independente de sexo ou idade. Também é importante ressaltar que uma pessoa pode viver mais de cinco anos com o HIV sem apresentar sinais ou sintomas, o que aumenta ainda mais a importância da realização dos exames e testes” - destacou.

 

Prevenção em dias comuns

 

Durante todo o ano o SAE realiza testes rápidos de rotina para detectar a doença. Os testes podem ser feitos as terças-feiras, das 8h30 às 11h, na sede do SAE, localizada na rua Dr João Maia, 42, Centro. Para fazer o exame não é necessário nenhum encaminhamento ou solicitação médica, basta o interessado só comparecer no local, com um documento de identidade e Cartão do SUS.

 

Além disso, as Unidades Básicas e Programas Saúde da Família também estão fazendo o teste rápido, desde que o paciente demonstre este desejo ao médico durante a consulta. Neste caso, o profissional incluirá no pedido, a realização dos exames para detecção das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que inclui HIV, Sífilis, e Hepatite B e C.

Palavras chaves: AIDS
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados