31/08/2018

Postos de Saúde irão vacinar as crianças até alcançarem 95% do público-alvo

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA  SARAMPO E POLIO É PRORROGADA

Crédito: Arquivo PMR

O Ministério da Saúde prorrogou em todo Estado do Rio de Janeiro a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Cumprindo essa determinação, a Secretaria Municipal de Saúde, que já alcançou até a última quarta-feira, dia 29, cerca de 90% do público-alvo do município, continuará vacinando as crianças entre um e menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), em todos os Postos de Saúde, além do Centro Municipal de Imunização, até alcançar a meta estabelecida pelo governo.

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula, embora o Ministério da Saúde tenha prorrogado a campanha em todo Estado em função da baixa procura, Resende está entre os poucos municípios da região que já alcançaram índices satisfatórios em relação à vacinação. A maior prova disso é que, em todo o Estado, apenas 55% das crianças em idade vacinal foram imunizadas até agora, o que significa que a campanha ainda precisa atingir outras 359,8 mil, que ainda não foram imunizadas.

- Imunizamos até o momento aproximadamente seis mil crianças, o que significa cerca de 90% do público que precisamos atingir. Porém, ainda temos a dificuldade de alcançar algumas faixas etárias específicas, como as crianças com idade entre um e dois anos. Por isso, nossos postos continuarão aplicando as doses até atingirmos este segmento – explica a coordenadora.

O Calendário Nacional de Vacinação recomenda que a proteção contra a pólio no primeiro ano de vida seja feita por meio de injeção, através de três doses. A partir dessa idade até cinco anos incompletos, todos devem tomar as gotinhas, mesmo que já tenham sido imunizados uma ou mais vezes. Já sobre o sarampo, as crianças são imunizadas através da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Por ter alcançado cerca de 90% do público-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma nota técnica do Ministério da Saúde, que elimina a necessidade da realização de outro Dia D, como ocorrerá em outros municípios fluminenses neste sábado, dia 1º. Os pais ou responsáveis poderão levar seus filhos aos posto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Palavras chaves: Polio