Desenvolvimento Rural

29/10/2018

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 1º

Produtores devem agendar a visita dos técnicos da Prefeitura para aplicação da vacina

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA  COMEÇA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, DIA 1º

Crédito: Carina Rocha

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural inicia na próxima quinta-feira, dia 1º, a campanha anual de vacinação contra a febre aftosa, que seguirá até o dia 30 de novembro. A iniciativa acontece em duas etapas, uma em maio, que imuniza todos os bovinos e bubalinos do município, e outra em novembro, que vacina somente animais com até 24 meses de idade.

De acordo com o médico veterinário da Secretaria, João Ricardo Neves, na primeira fase da campanha, a vacinação nas propriedades rurais de Resende alcançou 98% do rebanho, superando a meta estabelecida pelos órgãos sanitários. Para auxiliar os criadores e incentivá-los a ficar em dia com a vacinação, a Secretaria disponibiliza uma equipe de vacinadores que vai até as propriedades para imunizar os animais com toda segurança.

A ação, que acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a EMATER-RJ e o Núcleo de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura, visa proteger os animais do município contra a doença, que é altamente contagiosa, com vírus transportados pela água, ar, alimentos e pessoas que entrem em contato com animais doentes. A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de aftas, principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.

- É importante que os produtores sigam o cronograma do calendário nacional de vacinação, que começa no dia 1º e termina do dia 30 de novembro, para que os animais estejam livres dessa doença e não precisem ser sacrificados – explica o veterinário.

Segundo ele, para agendar a visita dos vacinadores, os proprietários devem entrar em contato com a Secretaria, pelo telefone 3360.7502, e informarem o nome e a localização da propriedade, além do número de animais que deverão ser imunizados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural informa ainda, que todos os donos de animais imunizados recebem nota fiscal e um documento que declara a participação do produtor na campanha. Esses documentos devem ser encaminhados ao Núcleo de Defesa Sanitária Animal de Resende, até dia 301 de novembro, para que haja um controle de imunização, natalidade e mortalidade de bovinos e bubalinos do município.

Palavras chaves: Vacinação