Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

15/07/2019

CAMPANHA DE PREVENTIVOS 2019 DIVULGA SALDO DE EXAMES DESTE SÁBADO, DIA 13

Mutirão aconteceu em 13 postos de saúde, onde público feminino foi atendido de 8h às 16h

CAMPANHA DE PREVENTIVOS 2019 DIVULGA SALDO DE EXAMES DESTE SÁBADO, DIA 13

Crédito: Gleisiane Carvalho

A campanha de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama deste ano, realizada pela Prefeitura de Resende, teve saldo positivo no mutirão deste sábado, dia 13. A sétima etapa do mutirão foi promovida entre 8h e 16h, em 13 postos de saúde. Nesta edição, foram feitos 125 exames preventivos e 24 solicitações de mamografias.

 

Nas seis etapas anteriores em 2019, foram contabilizados 1.603 exames preventivos. Em 2018, o governo municipal prolongou as ações de saúde promovidas na campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que começaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, foram concluídos com 1.971 mulheres atendidas. Em todo o ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município.

 

A mobilização pela saúde feminina visa ampliar o número de preventivos feitos na rede pública, proporcionando atendimento às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames de rotina no decorrer da semana. O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, reforçou que o público-alvo da campanha é formado por mulheres entre 25 e 64 anos de idade, com foco naquelas que possuem vida sexual ativa.

 

— O papanicolau é um procedimento com base em uma análise citopatológica, que viabiliza o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, entre outras doenças. O teste físico das mamas e as orientações do autoexame também fazem parte do cronograma do mutirão. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, depois do rastreamento. Vale frisar que, se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade. O câncer de mama, por exemplo, está no topo do ranking dos tumores mais frequentes entre as brasileiras e seu diagnóstico precoce aumenta a chance de cura - destacou.

 

Os mutirões estão previstos para ocorrer no intervalo de 15 dias. Neste sábado, a campanha aconteceu nas seguintes unidades: Clínica da Família; Policlínica do Manejo; Unidade Básica de Saúde - UBS Cidade Alegria; e Unidades de Saúde da Família – USFs Baixada da Olaria, Barra III, Vicentina/Santo Amaro, Morro do Cruzeiro/Castelo Branco, Engenheiro Passos, Liberdade, Itapuca, Jardim Primavera, Cidade Alegria e Nova Alegria.

 

Os exames são realizados no ato do comparecimento. Durante a campanha, para a interessada ser beneficiada, basta ser residente em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito. 

 

CONFIRA AS AÇÕES 

 Na sexta edição, no dia 29 de junho, o saldo foi de 155 preventivos e 36 solicitações para o exame de mamografia em 15 unidades de saúde. Na quinta etapa, no dia 15 de junho, foram realizados 216 preventivos e 44 solicitações de mamografia em 16 postos. Na quarta, 25 de maio, foram contabilizados 354 preventivos e 71 solicitações de mamografias em 22 postos. A terceira etapa da campanha 2019 – realizada em 19 unidades de saúde, no dia 13 de abril – contabilizou 222 exames preventivos e 58 solicitações de mamografia. Na segunda fase desta edição – que ocorreu em 15 postos de saúde, no dia 30 de março, foram registrados 304 exames preventivos, que resultaram em 56 solicitações de mamografia e três encaminhamentos para a especialidade de ginecologia. Já na primeira edição, no dia 16 de março, foram concluídos 352 exames preventivos, 20 solicitações de mamografia e cinco encaminhamentos, em outras 15 unidades escaladas

Palavras chaves: Preventivos
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados