Comunicação Social e Eventos

08/03/2019

BLOCO TRADICIONAL DE RESENDE ANIMA PÓS-CARNAVAL NA PRAÇA DA BANDEIRA

Tema do bloco será o Dia Internacional da Mulher e vai contar com trio elétrico, DJ e estrutura de segurança

BLOCO TRADICIONAL DE RESENDE ANIMA PÓS-CARNAVAL NA PRAÇA DA BANDEIRA

Crédito: Divulgação PMR

A folia continua em Resende com o pós-carnaval do tradicional bloco ‘Que Horas Passa o Vicentina?!’, neste sábado, dia 9, no bairro Campos Elíseos, com o apoio da Prefeitura. O carnaval 2019 foi encerrado oficialmente na terça-feira, dia 5, após uma programação extensa do governo municipal. Além disso, foram dois finais de semana com várias atividades que antecederam a grande festa da cultura brasileira.

No sábado alusivo ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, ostentando o lema “Pra mulher amor e flor, nunca a dor!”, o bloco se concentrará às 14h, na Praça da Bandeira, próxima à Praça do Trenzinho, e seguirá até às 19h. A Prefeitura disponibilizará trio elétrico e estrutura de som com participação de DJ, além de dar apoio no esquema de segurança e comodidade com banheiros químicos.

Como de costume, o bloco sai para o desfecho das festividades. Pelo sexto ano, a agremiação – que recebeu o nome devido às frequentes perguntas sobre o horário de passagem do ônibus da linha do bairro Vicentina – participará do pós-carnaval da cidade. Segundo o idealizador do bloco, Mauro Campos, conhecido por “Chocolate”, o número de participantes vem aumentando a cada ano.

— Com o término do bloco ‘Suvaco da Ponte’, que se reuniu por dois anos, criamos o ‘Que Horas Passa o Vicentina?!’, com a adesão de aproximadamente 100 foliões. O sucesso foi grande e novos interessados passam a integrar o bloco com o passar dos anos. O ônibus transmite a ideia de circular e, por isso, não atribuímos a nenhum bairro a origem do bloco. Estão todos convidados a brincar neste último dia de folia. Quem se interessar pelo bloco, já é considerado integrante. Com chuva ou sem chuva, estaremos lá! – destacou.

Nesta edição, o bloco carnavalesco terá a participação especial da bateria da agremiação ‘Vai Quem Quer do Ipiranga’, fundado por moradores do bairro Ipiranga. O cronograma conta também com uma homenagem a José Márcio Pereira de Farias, o “Marcinho”, um dos fundadores que faleceu aos 51 anos, em junho do ano passado. Haverá um minuto de barulho da bateria.

Mauro Campos ainda explicou o que motivou a temática deste ano, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. “Adotamos a campanha contra o feminicídio, assédio, importunação, agressão e a qualquer tipo de violência sofrida pela mulher, em virtude dos inúmeros casos registrados na mídia constantemente. Esta onda de casos de violência contra a mulher possui registros inclusive na região. Recentemente, foi veiculado que uma mulher grávida foi vítima de agressões sucessivas e veio a falecer, sobrevivendo o bebê prematuro. A intenção é chamar atenção para a causa, provocando mudança na cultura, na forma de pensar e agir do homem”, ressaltou.

A secretária de Comunicação Social e Eventos, Tatiane Gavioli, salientou que a Prefeitura busca apoiar toda manifestação cultural.

— A população merece estar inserida nas atividades socioculturais, que promovem diversão e alegria. Após o sucesso do pré-carnaval e do carnaval, teremos o pós com o trio elétrico e a nossa estrutura de som com a participação do DJ Thallys Paiva. Também vamos oferecer conforto para os foliões com a colocação estratégica de banheiros químicos e reforçar o esquema de segurança – que terá policiamento do 37º Batalhão de Polícia Militar – com guardas municipais. É mais uma oportunidade para quem curtiu o carnaval e vai repetir a dose de folia, além do público que estava trabalhando e não teve como aproveitar antes – frisou.

Palavras chaves: Carnaval, Pós-carnaval