° Minº Max

29/06/2018

ARTE NA CAPA HOMENAGEIA 55 ANOS DE TELENOVELAS NO BRASIL

Cerca de 40 capas de discos com trilhas de telenovelas fazem parte da exposição, que começa nesta terça, dia 3

ARTE NA CAPA HOMENAGEIA 55 ANOS DE TELENOVELAS NO BRASIL

Crédito: Anderson Patrick

As telenovelas brasileiras, respeitadas no mundo inteiro, mexem com a emoção de milhares de pessoas diariamente. Grande parte deste sucesso vem das trilhas sonoras, que pontuam as cenas mais marcantes e eternizam canções. E foi pensando em homenagear os 55 anos da primeira produção nacional exibida na televisão, que o Arte na Capa do mês de julho terá como tema “Novela – Paixão Nacional”. A exposição, que terá início na próxima terça-feira, dia 3, no Museu da Imagem e do Som (MIS), poderá ser visitada até o dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Durante a exposição, cerca de 40 capas de discos de telenovelas poderão ser conferidas pelo público, relembrando grandes sucessos que marcaram época na TV Brasileira, como Cavalo de Aço; Carrossel; Pantanal; Dancin Days; Locomotivas; O Cafona e Estúpido Cupido, entre outras produções. Muitas delas, como o LP com a trilha sonora da novela O Bem Amado, um dos maiores sucessos da televisão brasileira, e Ana Raio e Zé Trovão, trazem fotografias dos atores e atrizes principais, levando os visitantes a uma verdadeira volta ao passado.

A ideia é matar a saudade daqueles que tiveram a oportunidade de assistir as novelas, muitas delas exibidas no século passado, e, ao mesmo tempo, apresentar essas produções para o público mais jovem, que não assistiu a trama, mas conhece muitas canções que a embalaram.

- A TV ainda é o grande meio de comunicação de massa do nosso país e as novelas, que tratam de vários temas da atualidade, têm o poder agregar as pessoas. Por todos os lados, ouvimos conversas sobre as novelas, comentários sobre as personagens e sobre o enredo e isso acaba sendo um traço importante na nossa cultura. As capas que trazemos para o público nesta exposição resgatam obras icônicas para os amantes dessa arte e, com certeza, serão uma grande oportunidade para recordar grandes sucessos da tele dramaturgia brasileira – disse Denise Assis, presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Além do horário normal, das 12 às 18h, também é possível fazer o agendamento de escolas e outros grupos para visitas no período da manhã, das 8h às 12h. Para isso, os interessados devem entrar em contato com o MIS, através do telefone 3354.7530.

Primeira produção

A primeira telenovela brasileira exibida diariamente foi “2-5499 Ocupado”, que foi ao ar de julho a setembro de 1963, pela TV Excelsior. Na trama, Glória Menezes vive uma presidiária que trabalha como telefonista em um presídio. Tarcísio Meira apaixona-se por ela através de um único contato telefônico, sem saber qual é a real condição em que ela está.

Arte na Capa Novela – Paixão Nacional

Visitação: 3 a 31 de julho, de 2ª a 6ª, das 12 às 18h

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)

Rua Luiz da Rocha Miranda, 117