Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

29/07/2019

‘ARTE NA CAPA’ DE AGOSTO DESTACARÁ DISCOS PRODUZIDOS NO SÉCULO XXI

Exposição será aberta no Museu da Imagem e do Som no dia 01 de agosto

‘ARTE NA CAPA’ DE AGOSTO DESTACARÁ DISCOS PRODUZIDOS NO SÉCULO XXI

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, através da Casa da Cultura Macedo Miranda, a bre no próximo dia 01 de agosto uma nova edição do projeto ‘Arte na Capa’, que será dedicado aos discos de vinil produzidos na última década. Todas as 28 capas da mostra ‘Vinis do Século XXI’ pertencem ao DJ e colecionador Luiz Lindão.

Apontado quase como a única forma de se escutar música durante todo o século XX, o long play viu seus dias praticamente contados com o advento do CD. Durante alguns anos os dois formatos conviveram nas lojas de discos, mas no fim de 1997 a última fábrica de discos de vinil parou sua fabricação e deixou órfãos os fãs do famoso “bolachão”.

Ao mesmo tempo em que os CD’s dominavam o mercado, a internet possibilitou o compartilhamento de músicas e o youtube disponibilizava qualquer canção que o usuário imaginasse. Os discos de vinil se tornaram peças de museu e itens de colecionadores apaixonados pelo formato.

Colecionador desde os 12 anos, quando ganhou de presente dois discos do Roberto Carlos, e DJ desde os 16, fazendo o som de festas de aniversário de amigos, Luiz Lindão foi um dos que acreditaram na volta da fabricação dos ‘bolachões’. “Eu costumava mandar e-mails para as gravadoras pedindo a volta dos discos de vinil. Assim como eu, vários DJ’s e colecionadores pelo mundo todo, fizeram o mesmo”, revela Lindão, que possui mais de 4000 discos em seu acervo.

O movimento de DJ’s, colecionadores e artistas deu resultado e, em janeiro de 2010, o Brasil voltou a produzir novos discos de vinil através da empresa Polison. Entre os artistas brasileiros que já lançaram discos no formato estão Roberto Carlos, Pitty, Luan Santana e Caetano Veloso. Na exposição do Museu da Imagem e do Som de Resende o público poderá encontrar 28 capas de discos lançados na última década, como os de Michael Jackson, Lady Gaga e Amy Winehouse.

Serviço

‘Arte na Capa – Vinis do Século XXI’

Coleção do DJ Luiz Lindão

Data: 01 a 30 de agosto

Local: Museu da Imagem e do Som

Endereço: Rua Luiz da Rocha Miranda, 117 – Centro Histórico

Visitação: de segunda a sexta, das 12h às 18h

Entrada gratuita

Palavras chaves: Arte Na Capa Exposição Cultura
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados