Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

19/10/2018

APÓS TRÊS ANOS, PACIENTES DO PROJETO DE EQUOTERAPIA VOLTAM A SE APRESENTAR NESTE DOMINGO

Apresentação, que contará com uma prova de obstáculos, faz parte da programação do Domingo Rural

APÓS TRÊS ANOS, PACIENTES DO PROJETO  DE EQUOTERAPIA VOLTAM A SE APRESENTAR NESTE DOMINGO

Crédito: Arquivo PMR

Cerca de 60 pacientes do projeto de Equoterapia terão a oportunidade de se apresentar neste domingo, dia 21, em uma prova de obstáculos que será realizada na Área de Exposições, durante o Domingo Rural. A apresentação, marcada para às 8h30 na pista de hipismo, tem um significado especial: além de dar uma oportunidade para que os pacientes possam mostrar a evolução de seu quadro clínico, conquistada através do tratamento terapêutico com cavalos, ela também resgata o valor social da prova, que não era realizada há três anos, mas representa um importante instrumento de inclusão social.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a fisioterapeuta Mariane Peres, durante a apresentação, que não tem caráter competitivo, os participantes terão que fazer um percurso com uma série de elementos e obstáculos. O trajeto poderá ser percorrido pelo paciente sozinho ou acompanhado de um profissional, dependendo de sua condição física. No total, três animais serão utilizados durante a prova e todos os participantes, que tem entre três e 21 anos de idade, receberão medalhas ao final da apresentação.

Durante a prova, os participantes poderão demonstrar as habilidades exercitadas durante as aulas semanais e a intimidade desenvolvida com os animais. Uma equipe multiprofissional, devidamente habilitada, que utiliza o cavalo com fins terapêuticos para reabilitação e ressocialização de pessoas com deficiências, ficará responsável pelo suporte aos pacientes, que são crianças, adolescentes e adultos com doenças neuromusculares, Síndrome de Down, paralisia cerebral, entre outras patologias.

- Esta atividade tem como objetivo mostrar a capacidade dos nossos alunos, dentro das limitações de cada um. É muito interessante porque, no momento em que eles entram na pista para iniciar a apresentação, eles se transformam em atletas e podem se sentir verdadeiros campeões. Por isso, a prova é um importante instrumento de inclusão no esporte e uma experiência marcante na vida deles – conta a fisioterapeuta Mariane, que também é uma das instrutoras de equitação e coordena o projeto junto com Lilian Roxo e Eduardo Pereira.

Projeto Ampliado

O projeto de Equoterapia oferecido pela Prefeitura, cujas atividades são realizadas na Área de Exposições, teve seu atendimento ampliado este ano em 150%, passando de 20 para 50 pacientes atendidos gratuitamente. Desenvolvido por uma equipe multiprofissional especializada, o projeto atende ainda outros 20 pacientes, contemplados com o tratamento através de uma parceria firmada com a Man Latin America.

Palavras chaves: Equoterapia
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados