Resende

21° Min27º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

04/01/2019

APLICATIVO PODE BENEFICIAR 10 MIL FAMÍLIAS INSCRITAS EM CADASTRO DO GOVERNO FEDERAL EM RESENDE

Ferramenta visa levar praticidade no acesso aos dados e informações para beneficiários

APLICATIVO PODE BENEFICIAR 10 MIL FAMÍLIAS INSCRITAS EM CADASTRO DO GOVERNO FEDERAL EM RESENDE

Crédito: Gleisiane Carvalho

Famílias que possuem inscrição no CadÚnico ganharam uma importante ferramenta para facilitar o acesso de informações dispostas no sistema. O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, disponibilizou gratuitamente o aplicativo “Meu CadÚnico”, que permite aos beneficiários acessar dados e conteúdos por meio de dispositivos móveis, o que pode poupar deslocamentos até unidades  como o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

De acordo com a secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, o Meu CadÚnico beneficia principalmente famílias que possuem rotinas corridas e dispõem de pouco tempo para comparecer a uma unidade do CRAS, onde em geral vão verificar as informações importantes para manutenção e utilização dos programas sociais.

- É um tempo precioso que será poupado, tendo em vista que as informações estarão acessíveis na palma da mão, no celular. Em muitos casos as famílias precisam pagar passagem em um transporte público para chegar a uma unidade do CRAS, então o aplicativo significa uma economia não só de tempo, mas também de dinheiro – explica a secretária. 

Entre os benefícios oferecidos pelo aplicativo, está a possibilidade de verificar o Número de Identificação Social, conhecido como NIS, de todos os componentes da família, tarefa que anteriormente era feita somente no CRAS. Além disso, também é possível averiguar se a família está realmente inscrita no Cadastro Único, a renda registrada e informações sobre todos os programas sociais do Governo Federal.

O aplicativo pode gerar um comprovante que atesta que a família e está devidamente cadastrada e faz parte das bases do CadÚnico.

Esse recurso é feito através do QRCode, uma espécie de código de barras que pode ser escaneado pela câmera do celular ou de uma chave de segurança. Assim, o beneficiário poderá compartilhar o comprovante, caso algum programa social deseje verificar a autenticidade da informação.

Em Resende, quase 10 mil famílias estão cadastrados no CadÚnico e podem ser beneficiadas com programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social, entre outros, desde que atendam as exigências do programa desejado. Para utilizar o app Meu CadÚnico e ter acesso aos dados do cadastro, é necessário fazer o download gratuito da nova ferramenta que está disponível nas lojas de aplicativos para celulares com sistema Android e IOs.

Sobre o Cadúnico

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Palavras chaves: Aplicativo CadÚnico Bolsa Família
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados