Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

24/08/2018

AMAR RECOLHE 25 METROS CÚBICOS DE LIXO ELETROELETRÔNICO NA ZONA RURAL

Neste domingo, 26, coleta será feita no Parque das Águas, das 9 às 15h, através do projeto Descarte Solidário, desenvolvido pelo Rotary Club

AMAR RECOLHE 25 METROS CÚBICOS  DE LIXO ELETROELETRÔNICO NA ZONA RURAL

Crédito: Arquivo PMR

Esta semana os moradores de quatro localidades da zona rural de Resende tiveram a oportunidade de fazer o descarte correto de aparelhos eletroetrônicos que estão em desuso em suas casas. A coleta dos equipamentos, realizada pela Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), aconteceu em Engenheiro Passos, Visconde de Mauá, Serrinha do Alambari e Capelinha, e resultaram na arrecadação de cinco caçambas, num total de 25 metros cúbicos de resíduos.

A ação, considerada um sucesso pelo presidente da AMAR, Wilson Moura, antecedeu a realização do projeto Descarte Solidário de Lixo Eletrônico, desenvolvido pelo Rotary Club, com o apoio da Prefeitura, e que será realizado neste domingo, dia 26, no Parque das Águas, em Resende. A decisão de realizar a coleta na zona rural teve como objetivo facilitar o descarte deste tipo de lixo pelos moradores que moram longe do centro.

- Conseguimos recolher um grande volume de computadores, mouses, celulares, baterias, ventiladores, teclados, televisores e aparelhos de som, entre outros equipamentos. Cinco caçambas ficaram a disposição dos moradores que adotaram efetivamente a ideia e descartaram tudo que estavam em desuso em suas residências. Todo este material ficará guardado em um local apropriado e no domingo levaremos para descartar nos contêineres do projeto Descarte Solidário, que serão instaladas na Beira-Rio – disse Wilson Moura.

Em Resende o descarte incorreto de aparelhos eletroeletrônicos é um dos fatores que mais preocupa a gestão municipal tanto na área urbana como na rural, onde este tipo de resíduo tem sido descartado nas ruas, nas lixeiras comuns e até mesmo no Rio Paraíba do Sul. Isso acontece em função do lançamento constante de novas versões dos equipamentos, provocada pela alta tecnologia.

Domingo é Dia de Descarte

O Dia D de descarte do lixo eletroeletrônico em Resende, promovido pelo Rotary Club com apoio Prefeitura, acontece neste domingo, 26, das 9h às 15h, em frente ao Parque das Águas, na Avenida Beira Rio, simultaneamente ao Domingo no Parque, que será encerrado um pouco mais cedo, às 12h. Após o evento, todo material arrecadado será vendido para empresas especializadas e o lucro revertido para a Casa da Amizade, a Frente Nacional de Combate ao Câncer (antigo GAPC) e a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR).

- Este evento é extremamente importante pela dificuldade que temos em realizar o recolhimento desse tipo de material, o que não acontece com outros resíduos, como os sólidos, lixo verde, restos de obras, entre outros.  A maior beneficiária desta ação, sem dúvida, é a natureza, que deixa de ser prejudicada pelo descarte incorreto de aparelhos em desuso – observa Wlson Moura.

Para fazer o descarte basta que o morador vá até o local e coloque o material nos contêineres instalados no local, sem necessidade de preenchimentos de formulários ou de identificação. Para facilitar o acesso das pessoas que estiverem com aparelhos mais pesados ou com um volume maior de resíduos, uma das pistas da Avenida Beira Rio será aberta apenas para o tráfego desses veículos.

- O evento acontecerá em paralelo ao Domingo no Parque, quando a Avenida Beira Rio permanece fechada para o tráfego de veículos no trecho compreendido entre a Prefeitura até depois do Parque das Águas. No entanto, especialmente neste domingo, agentes da Guarda Municipal estarão no local orientando os veículos que precisam trafegar pela via para descartar grandes volumes de resíduos, ou equipamentos pesados, como é o caso de televisores e micro-ondas, entre outros aparelhos pesados. O morador entra no evento com seu carro, descarta seu material e segue em frente para que outros veículos possam participar da mesma dinâmica – explicou o comandante da Guarda Municipal, César Laurindo.

Palavras chaves: Lixo