Resende

17° Min29º Max

Selo prevenção do site

Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR)

17/05/2019

AMAR CHAMA ATENÇÃO PARA A COLETA SELETIVA NO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

Agência que protege e preserva o meio ambiente destaca a importância da conscientização da população

AMAR CHAMA ATENÇÃO PARA A COLETA   SELETIVA NO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

Crédito: Arquivo PMR

Em Resende, a Agência do Meio Ambiente do Município de Resende – AMAR é responsável pela execução da Política Ambiental. No Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio, a AMAR aproveita para chamar a atenção da população resendense sobre a importância do tema e para dar dicas importantes, visando a evolução do programa de coleta seletiva no município.

O serviço de coleta seletiva é realizado no município por meio de uma parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende – ACRR, que atualmente conta com 16 catadores de materiais recicláveis que realizam a coleta, triagem, enfardamento, armazenamento temporário e comercialização dos materiais recicláveis coletados no município.

A presidente interina da AMAR, Rosângela Duque, ressalta que o órgão promove a sensibilização dos resendenses, com ações de educação ambiental, palestras e oficinas em condomínios, escolas e empresas, na busca de uma constante evolução do programa de Coleta Seletiva e convida a população a separar os resíduos.

- Queremos aproveitar este momento simbólico, que é o Dia Internacional da Reciclagem e convocar os resendenses a separarem o resíduo reciclável, lembrando que essa atitude protege o meio ambiente, promove economia aos cofres públicos, uma vez que não precisamos pagar para aterrar esses materiais, e ainda colabora com a manutenção das cooperativas - afirmou.

Ecopontos

Recentemente, a Prefeitura, através da AMAR, tomou uma importante medida visando reduzir o descarte incorreto de lixo eletroeletrônico. Um recipiente para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas foi disponibilizado no Parque das Águas, ao lado da sede da AMAR. Mensalmente, uma empresa especializada recolhe o material descartado para realizar a destinação correta e descontaminação do material.

A Importância da Reciclagem

No Brasil, somente 11% de tudo o que se coloca no lixo é, de fato, reciclado. Por esta razão, é fundamental que a população conheça as possibilidades de reciclagem entre os materiais descartados no cotidiano.

Orgânico – Pouca gente sabe, mas o lixo orgânico também é reciclável. Se enterrado, pode ser transformado em húmus, o melhor adubo natural que existe.

Papel – Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

Vidro – O vidro é feito de areia, sódio e cálcio. É um material que requer muita energia para a fabricação.

Plástico – 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

Metal – Para produzir alumínio reciclado, utiliza-se 4% da energia necessária para fabricar o produto primário.

Palavras chaves: Amar, Conscientização, Meio Ambiente, Coleta, Seletiva, Reciclagem, População
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados