31/08/2018

ALUNOS DA ESCOLA JÚLIO VERNE PARTICIPAM NESTE SÁBADO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

Estudantes desenvolveram robô que desvia de obstáculos para salvar uma vítima

ALUNOS DA ESCOLA JÚLIO VERNE PARTICIPAM  NESTE SÁBADO DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

Crédito: Arquivo PMR

Uma equipe da Escola Municipal Júlio Verne, localizada na Vicentina, formada por quatro estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, vai participar neste sábado, dia 1º, da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que será realizada na Ilha São João, em Volta Redonda. Os estudantes, que vão participar da competição na modalidade prática, construíram um robô de resgate para salvar vítimas em situação de risco. A máquina desenvolvida pelos alunos foi programada para percorrer um caminho com obstáculos até localizar a vítima e levá-la a um local seguro.

A OBR é um evento anual que tem como objetivo incentivar a formação de alunos capazes de estruturar e resolver problemas, além de lidar com a tecnologia, em especial, a robótica. A competição possui duas modalidades: teórica e prática, na qual os alunos de Resende participarão pela primeira vez. A etapa regional receberá equipes compostas por quatro estudantes dos níveis fundamental e médio. Nessa fase, estarão presentes equipes da região Sul Fluminense (Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Piraí), além de algumas do Rio de Janeiro. Quem vencer, disputa a final da etapa estadual, que contará com a participação das equipes vencedoras das outras regionais do Estado.

- Esta competição estimula o estudo, a persistência, o trabalho em equipe, o uso da tecnologia e da criatividade. Por isso é muito gratificante ver onde nossos alunos estão chegando, e estimular o seu potencial. Além disso, participar da OBR dá aos estudantes a oportunidade de interagir com outros alunos e conferir de perto o trabalho que cada grupo desenvolveu. Será um sábado de diversão, mas também de muito aprendizado e evolução – destacou a secretária de Educação, Rosa Frech.

De acordo com o regulamento da competição, os participantes que se destacarem na modalidade prática durante a etapa regional serão premiados com medalhas no mesmo dia do evento, logo após a realização das provas. Além do prêmio entregue na hora, a OBR também mantém um quadro de medalhas virtual com os resultados, disponível para as escolas e professores. Dessa forma, a medalha atribuída a um participante da OBR fica permanentemente registrada como reconhecimento ao mérito e à contribuição dada por aquele estudante.

Palavras chaves: Robótica