29/08/2018

ALIMENTOS CULTIVADOS POR ALUNOS ENRIQUECEM MERENDA ESCOLAR NA CRECHE DO SÃO CAETANO

Horta, com diversos tipos de hortaliças, está sendo cultivada com a participação de alunos com idade de um e três

ALIMENTOS CULTIVADOS POR ALUNOS ENRIQUECEM  MERENDA ESCOLAR NA CRECHE DO SÃO CAETANO

Crédito: Divulgação PMR

Interagir com a natureza, estimular o gosto pela preservação, e ainda estimular o hábito de uma alimentação mais saudável, com legumes e verduras fresquinhos. É com esse objetivo que a Creche Municipal José Roberto Sampaio, localizada no bairro São Caetano, iniciou o cultivo de uma horta escolar, com a participação dos estudantes da unidade, que têm entre um e três anos de idade.

As atividades, que incluem plantio, rega, manutenção dos canteiros e acompanhamento do crescimento dos produtos, acontecem durante toda a semana e são supervisionadas por professores e monitores da unidade. E o melhor é que o fruto do trabalho de todos ainda é utilizado no enriquecimento da merenda escolar.

Segundo a diretora da unidade, que funcionava como uma escola, mas foi totalmente revitalizada e adequada pela Prefeitura para se transformar na primeira creche do bairro, entre as hortaliças cultivadas estão alface, salsa, cebolinha, coentro, espinafre e mostarda; frutos, como o tomate; e tubérculos, como a beterraba; além de plantas que servem para chás, como hortelã e erva cidreira. Algumas mudas utilizadas no plantio foram compradas pela creche e outras adquiridas através de doações da própria comunidade.

A ideia de implantar o projeto, conforme explica a diretora Geni Paranhos, surgiu há mais de 15 anos, em 2002, quando ela ainda atuava como educadora ambiental do CREAR (Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende), órgão ligado à Agência do Meio Ambiente do Município e que desenvolve um trabalho de conscientização nas escolas. O objetivo, como ocorre agora, era contribuir para a implantação de uma alimentação mais saudável na escola e incentivar as crianças a terem um contato maior com a natureza.

- A criança aprende de forma lúdica, por isso decidimos fazer este trabalho multidisciplinar no qual eles têm a oportunidade de entrar em contato com a natureza, ao mesmo tempo em que aprendem sobre as várias fases da vida das plantas, desde a germinação e o crescimento delas, além de poderem observar as diferenças entre as hortaliças, ter noção de quantidade, tamanhos e formas – explica a diretora.

Novo cardápio

Desde maio deste ano, quando entrou em vigor o novo contrato para fornecimento de merenda escolar no município, os 14.307 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Resende, estão se alimentando de uma forma mais saudável e nutritiva. Com as mudanças implantadas no cardápio, agora todas as refeições servidas nas escolas contêm alimentos integrais e funcionais, além de mais opções de frutas, legumes e verduras.

Nas creches, por exemplo, as crianças com até seis meses de idade, que antes recebiam leite de caixinha ou em pó, passaram a consumir a fórmula láctea infantil, alimento ideal para essa faixa etária. Outra medida adotada, e que está fortalecendo o lanche dos estudantes com idade entre um e três anos, foi a introdução de fibras na alimentação dos pequenos. Agora, eles comem aveia com as frutas e saboreiam sucos naturais combinados com verduras e legumes ricos em ferro, vitaminas C e B6.

Palavras chaves: Horta