19/10/2018

AÇÕES DE SAÚDE, CIDADANIA, CULTURA E LAZER AGITAM FIM DE SEMANA EM RESENDE

Atividades, voltadas para toda a família, serão realizadas no sábado e domingo

AÇÕES DE SAÚDE, CIDADANIA, CULTURA E LAZER AGITAM FIM DE SEMANA EM RESENDE

Crédito: Gleisiane Carvalho/PMR

Neste fim de semana Resende contará com uma série de ações voltadas para a saúde, cidadania, cultura e lazer, beneficiando pessoas de todas as idades. Entre elas estão mais uma edição do projeto Mega Balcão de Direitos, que atenderá os moradores do Parque Minas Gerais, na Fazenda da Barra III; a sétima etapa do mutirão de exames preventivos contra o câncer do colo de útero e de mama, cujo atendimento será feito em 17 unidades; a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos; a quarta edição do projeto “Vem Passarinhar, voltado para observação de aves; e um Domingo Rural especial, com atividades voltadas para as crianças.

Mega Balcão de Direitos

O programa Mega Balcão de Direitos beneficiará neste sábado, dia 20, os moradores do bairro Parque Minas Gerais, na Fazenda da Barra III. A ação, que vai levar serviços gratuitos como encaminhamento para 2ª via de documentos, cadastramento de currículos, atendimento do PROCON e do Seja Digital, além de ações de saúde, comemorativas ao Outubro Rosa, será realizada das 9h às 13h, no campo de futebol do bairro, localizado na Rua São João Del Rei.

Exames Preventivos

Dezessete unidades básicas de saúde do município estarão abertas neste sábado, 20, oferecendo exames preventivos contra o câncer do colo de útero e orientações sobre o auto-exame de mama. As unidades estarão abertas das 8h às 16h e, para ter acesso ao procedimento, basta a mulher se dirigir à unidade de saúde mais próxima de casa, levando o cartão do SUS. As unidades em funcionamento neste sábado são: Manejo, Fazenda da Barra II e III, Morada da Barra, Cabral, Cabral/Alambari, Morro do Cruzeiro, São Caetano, Paraíso, Liberdade, Baixada da Olaria, Itapuca, Fumaça, Serrinha do Alambari, Mauá, Engenheiro Passos e o Posto Resende (antigo Posto do Estado).

Vacinação Antirrábica

Também neste sábado, das 9h às 16h, sete localidades da zona urbana de Resende serão contempladas com mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, desenvolvida anualmente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação atenderá os bairros Fazenda da Barra I, II e III, Jardim Esperança, Parque Embaixador, Parque Minas Gerais e Morada da Barra. Todos os animais com mais de quatro meses deverão ser vacinados. As únicas exceções são as fêmeas prenhes ou amamentando, e os animais fisicamente debilitados.

Vem Passarinhar

Começa nesta sexta-feira, dia 19, às 18h30, a quarta edição do projeto “Vem Passarinhar”, que visa promover a observação de aves na região e o turismo nas unidades de conservação sob a responsabilidade do INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente). O evento se estende ao sábado e domingo com atividades de campo em Visconde de Mauá, no Parque Estadual da Pedra Selada, e na Serrinha do Alambari.

Domingo Rural

E no domingo, dia 21, os portões da Área de Exposições serão abertos às 8h para mais uma edição do Domingo Rural, evento realizado mensalmente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Além das atrações tradicionais, como a missa sertaneja, forró e venda de produtos da roça e orgânicos, a programação deste domingo contará com atrações especiais como o concurso de beleza canina, e uma apresentação dos pacientes atendidas pelo projeto de Equoterapia, desenvolvido pela Prefeitura.

Palavras chaves: Fim De Semana