06/12/2016

Ações da Prefeitura de Resende são premiadas

Rechuan: “Honrarias reconhecem o trabalho do Município”

Ações da Prefeitura de Resende são premiadas

Crédito: Marcio Fabian/ACOM/PMR

Dando continuidade ao balanço das realizações principais da Prefeitura de Resende durante os seus dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016), o prefeito José Rechuan (PP) comentou nesta terça-feira, dia 06, os prêmios conquistados pela administração municipal nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, infância e adolescência, meio ambiente, esporte e lazer.
Por dois anos seguintes – 2014 e 2015 – a Prefeitura de Resende alcançou o primeiro lugar no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal em razão dos investimentos em saúde, educação e geração de empregos. A concessão dos prêmios teve como base as ações da administração municipal nestes três setores em 2011 e 2013, respectivamente.
Dentro ainda do segmento da saúde pública, a Prefeitura de Resende recebeu anualmente, de 2010 a 2015, o Prêmio de Saúde Bucal, cuja eleição dos municípios vencedores é feita através de uma avaliação do Conselho Federal de Odontologia.
Em 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015, Resende conquistou o primeiro lugar no âmbito do estado do Rio de Janeiro, do Prêmio Saúde Bucal. Já no âmbito nacional, as colocações alcançadas pela prefeitura de Resende foram as seguintes: primeiro lugar (2013, 2014 e 2015); segundo lugar (2011), terceiro lugar (2012) e quinto lugar (2010).
Por sua vez, no ano passado, o trabalho conjunto das secretarias de Educação e de Saúde de Resende, por meio do qual são desenvolvidas ações educativas na área de saúde entre os estudantes, ganhou do Ministério da Saúde o Prêmio Inova Sus 2015 – Gestão de Educação e Saúde.
Já a conquista do Prêmio Amigo da Criança pelo prefeito José Rechuan em 2012 foi proveniente de diversos projetos voltados ao segmento da infância e adolescência, entre eles as ações de prevenção contra drogas nas escolas municipais, o trabalho voltado ao desenvolvimento nutricional das crianças nas unidades de saúde, o programa que tem como objetivo prevenir a obesidade infantil entre os estudantes (Conta na Balança), a implantação do Programa Gente Eficiente para crianças e adolescentes com deficiência e o serviço de acuidade visual lançado já no segundo ano da administração de Rechuan, em 2009, dentro das escolas municipais.
No que diz respeito ao trabalho pelo desenvolvimento nutricional, os projetos realizados neste sentido resultaram ainda na redução da mortalidade infantil, que caiu 40,41 por cento nos últimos seis anos.
Em 2010, a Prefeitura de Resende obteve o segundo lugar na região sul fluminense e o quinto lugar dentro do estado do Rio de Janeiro no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Coordenado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano), órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas), o IDH mede o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população das cidades pesquisadas.
Outros prêmios recebidos pela Prefeitura de Resende a partir do primeiro mandato de Rechuan foram os seguintes: Troféu Mérito Municipalista, pela criação dos Programas Terceira Idade Ativa e Resende Saudável, concedido pela ABM - Associação Brasileira de Municípios (2009); Prefeito Empreendedor com o projeto “Pequenos Negócios em Eventos Esportivos, recebido do SEBRAE – Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (2014); Nota Dez em Transparência, concedido pela CGU (Controladoria Geral da União) e pelo Ministério Público Federal (2015 e 2016, respectivamente); Prêmio Cidade Sustentável, da concessionária Nova Dutra, em razão do projeto Gestão Ecológica de Resíduos na região de Visconde de Mauá (2015).
As iniciativas provenientes da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte tiveram influência direta na conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor.

Palavras chaves: Prêmios