Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Notícia

21/09/2018

51ª EXAPICOR COMEÇA NESTA SEXTA, DIA 21, COM ATRAÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA

Evento, que tem entrada gratuita, segue até o dia 30, com shows, torneio leiteiro, hipismo, concurso pet, parque, praça de alimentação, estandes e muito mais

51ª EXAPICOR COMEÇA NESTA SEXTA, DIA 21, COM ATRAÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA

Crédito: Carina Rocha

Começa nesta sexta-feira, dia 21, a maior festa popular do Sul Fluminense: a EXAPICOR 2018 (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), que chega este ano à sua quinquagésima primeira edição. A abertura oficial do evento, que marca os 217 anos do município, será realizada às 19h, no camarote vip, instalado ao lado do Palco 1, e contará com as presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, do presidente da Comissão Organizadora do evento, Élio Rodrigues da Silva Junior e do presidente da Câmara, Joaquim Romério, além de representantes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), do Poder Judiciário e de entidades do município, entre outras autoridades.

 

Durante a solenidade de abertura do evento, que se estenderá até o dia 30 de setembro com uma ampla programação para toda a família, a Banda Sinfônica da AMAN executará os hinos nacional e de Resende, além de apresentar outros números musicais. A programação do primeiro dia de festa, onde atuam cerca de mil trabalhadores, segue logo após a cerimônia de abertura, com parque infantil, barracas e restaurantes, minifazenda, estandes de indústria, comércio e artesanato, além dos shows com os grupos Mistura da Cor (21h), Sambaí (23h), Dilsinho (1h) e Jahpassô (2h30).

 

Confira como será a Exapicor 2018

 

Shows nacionais e regionais – Uma linha de shows formada por grandes nomes do cenário musical promete agitar a Área de Exposições em Resende com apresentações de Dilsinho (sexta, 21); Milionário e Marciano (sábado, 22); Detonautas (domingo, 23); Preto no Branco (quarta, 26); Dennis (quinta, 27); Ferrugem (sexta, 28); Thiago Brava (sábado, 29); e a ‘Rainha da Sofrência’, Marília Mendonça (domingo, 30). Além disso, mais de 30 artistas regionais, com estilos variados, também mostrarão seu talento durante a festa, abrindo ou fechando os shows principais no Palco Resende.

 

Atrações infantis – O público infantil também terá uma programação especial na Exapicor 2018, com as apresentações cover da Patrulha Show Aventura Caninas, no dia 22; Dora Show, dia 23; Personagens da TV, dia 29, todos às 17h. Além disso, quem for à Área de Exposições aos sábados, dias 22 e 29, e aos domingos, dias 23 e 30, também poderá aproveitar as atrações do Circo JG, com palhaços, trapezistas, bailarinas e acrobatas, que prometem um espetáculo inesquecível para pessoas de todas as idades. O circo, com entrada franca, fará três apresentações em cada dia, às 14h, 16h e 19h.

 

Praça da Alimentação – Mais de 40 barracas e restaurantes com comidas e bebidas variadas vão compor este ano a Praça de Alimentação da 51ª Exapicor. A ideia, segundo os organizadores, é trazer para o público atrações diferenciadas, como o sorvete na chapa, mais de 20 tipos de frutas exóticas e doces gigantes, além dos tradicionais hot dog, churrasquinho, milho verde, churros, crepes, bebidas, doces e salgados, entre muitas outras opções.

 

Desfile e missa – Além das atividades realizadas na Área de Exposições, os 217 anos de Resende também serão comemorados na Avenida Beira Rio, onde será realizado o desfile cívico-militar, que marcará o aniversário da cidade, no dia 29 de setembro. A parada, que vai reunir estudantes, integrantes da AMAN, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, entre outras instituições, terá início às 9h da manhã. Uma hora antes, às 8h, uma missa em homenagem à cidade será celebrada no Parque das Águas, reunindo a comunidade católica de Resende.

 

Torneio Leiteiro – Considerada uma das principais atrações da Exapicor, o Torneio Leiteiro, que reunirá 22 animais, começa na próxima quarta-feira, dia 26, com a chegada dos animais na Área de Exposições. O concurso, que vai reunir vacas e novilhas das raças girolando ou puras (holandesas), segue até o dia 30, com ordenhas às 7h, 15h e 23h. A premiação será no domingo, às 11h.

 

Concurso pet – Já quem é louco por cães não pode perder o concurso Exapicor Pet Show, que vai eleger o cãozinho mais simpático e gracioso da festa. O evento será realizado no domingo, dia 30, às 14h, e o cãozinho vencedor, que será escolhido pelo público, ganhará diversos brindes.

 

Senhas para castração de animais – A saúde dos animais também estará presente na Exapicor, onde o Centro de Controle de Zoonoses vai distribuir, no domingo, dia 23, 500 senhas para agendamento de cirurgias para castração de cães e gatos. A distribuição será realizada a partir das 10h, em uma tenda instalada na entrada da festa. Para ter acesso à senha, os proprietários deverão comparecer no ponto de distribuição levando um comprovante de residência atualizado, já que o serviço será exclusivo para moradores de Resende.

 

Domingo Rural e Minifazenda – Realizado pela primeira vez dentro da Exapicor, o Domingo Rural deste dia 23 terá uma programação especial, com atividades até às 23h. Entre as atrações do evento estão os produtos típicos da roça, como embutidos, mel e queijos; legumes e verduras fresquinhas, direto do produtor para o consumidor; exposição de flores; minifazenda com exposição de pequenos animais; além de um animado forró.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

Estandes e carros antigos - Já quem gosta de aproveitar a EXAPICOR para apreciar e comprar peças de vestuário, bolsas e acessórios de moda, além de conhecer as novidades da indústria local, a opção é visitar um dos 30 estandes que abrigarão representantes da indústria e do comércio no evento. Além disso, durante a exposição, o público também poderá conhecer e comprar peças artesanais e produtos do agronegócio, entre outros itens. E para quem curte antiguidades e automóveis, a dica é visitar a exposição de carros antigos, que reúne as duas paixões num só lugar.

 

Segurança – De acordo com a Comissão Organizadora da 51ª Exapicor, uma equipe particular, formada por cerca de 250 pessoas, entre homens e mulheres, vai fazer a segurança do evento este ano. O trabalho contará com o auxílio de policiais militares e guardas municipais, que também atuarão na Área de Exposições. Na entrada será feito o controle para que menores de idade não entrem sem o acompanhamento de responsáveis e todos os visitantes passarão por um detector de metais. O objetivo da medida é coibir atos de violência e garantir a realização de uma festa tranquila para toda a família.

 

Saúde – Durante todos os dias de festa, o atendimento de saúde será feito pela empresa Vigor Remoções, que terá uma estrutura na Área de Exposições com enfermeiros e auxiliares, que darão suporte imediato aos casos de emergências e pronto-socorro no local. Na estrutura que será disponibilizada no local, haverá cobertura médica, serviço de remoção, ações preventivas e um posto médico.

 

Transporte público – Para facilitar o acesso da população à maior festa da cidade, nos dias de semana (21, sexta; 26, quarta; 27, quinta; e 28, sexta-feira), todas as linhas dos ônibus urbanos vão passar pela Área de Exposições a partir das 20h, até o último horário. Já nos finais de semana (dias 22, 23, 29 e 30, sábados e domingos), este serviço será oferecido também durante o dia, já que haverá atividades no local em tempo integral. Para isso, todas as linhas terão ônibus especiais que farão ponto final na Exapicor, além de linhas com trajetos normais. Após os shows também haverá ônibus saindo da Área de Exposições para todos os bairros. A partida será de acordo com a demanda de passageiros.

 

Trânsito - Já para quem vai para a Exapicor de carro ou caravana, a recomendação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e da Guarda Municipal é para que as pessoas que vêm de outras cidades utilizem o Acesso Oeste para chegar ao local, desafogando o trânsito no centro da cidade. Já no retorno, a solicitação é para que os motoristas respeitem a sinalização e sigam as orientações dos agentes de trânsito.

 

E para reforçar a segurança e organizar o acesso ao evento e a volta para casa após os shows, 40 guardas municipais estarão atuando diariamente nas imediações da Área de Exposições, coibindo estacionamentos irregulares e observando o respeito à faixa de pedestres e às leis de trânsito.

Palavras chaves: Exapicor
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados