Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é uma região de belezas naturais, montanhas, bosque de araucárias (o pinheiro brasileiro), cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso.Visconde de Mauá é uma região de belezas naturais, montanhas, bosque de araucárias (o pinheiro brasileiro), cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso.

Possui locais esplêndidos para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas, mountainboard e mountain bike. A localidade conta com uma rede hoteleira atuante como restaurantes que variam da comida caseira (mineira) à tradicional, com destaque para os pratos preparados com o pinhão, o fruto da araucária. Vale a pena também conhecer o artesanato da região. Nos últimos anos ficou famosa a Festa do Pinhão e o Festival Gastronômico que reúne renomados chefs de cozinha.

Distâncias de Visconde de Mauá: Maringá (Itatiaia) – 5,5 km, Maromba (Itatiaia) – 8,5 km, Serrinha do Alambari (Resende) – 22 km, Capelinha (Resende) – 16 km, Vargem Grande (Resende) – 33,5 km, Bagagem (Resende) – 23,5 km, Jacuba (Resende) – 31 km, Penedo (Itatiaia) – 27 km, Centro Urbano de Resende – 36 km.

ATRATIVOS DE VISCONDE DE MAUÁ

A região de Visconde de Mauá está situada nos municípios de Resende (RJ), Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG). Estão relacionados os atrativos situados em Resende ou que o acesso seja feito pelo município.

Bosque do Visconde
Esta pequena trilha está no Bosque do Visconde (Parque Estadual da Pedra Selada – PEPS), localizado junto a Vila de Visconde de Mauá. Possibilita uma bela visão do Lote 10 e da Pedra Selada. Ao longo do percurso podem ser vistas aves típicas da região como o Tucano-de-bico-verde, além de espécies de árvores como a araucária, carqueja, ipê-verde e muitas outras.

Cachoeira do Chuveiro
A Cachoeira do Chuveiro está inserida na trilha que vai para a Pedra Selada. É uma queda d´água com aproximadamente 10 metros de altura. É muito utilizada pelas pessoas que estão fazendo a trilha da Pedra Selada para relaxar e refrescar-se. Podese, também, caminhar até a cachoeira e voltar. É cobrada uma taxa de visitação e estacionamento.

Cachoeiras do Araçá
As Cachoeiras do Araçá estão localizadas em propriedade particular. Trata-se de um conjunto de 03 quedas d´água a saber: Araçá, Bromélias e Tucanos. A trilha de acesso é pequena e feita em região de pasto. Das três quedas a mais bonita é a dos Tucanos. Situada no final da trilha em uma região gramada e ótimo para descansar e refrescarse na cachoeira. É cobrado uma pequena taxa de visitação.

Centro Cultural Visconde de Mauá
O Centro Cultural Visconde de Mauá (CCVM) abriga a produção cultural da região de Visconde de Mauá. O CCVM promove exposição de artes, feiras de livros, encontro de corais, concerto de música erudita e popular, bazares de Natal com a rica produção artesanal local e oficinas artísticas / educação ambiental. As iniciativas do CCVM já foram contempladas com o Prêmio de Cultura Macedo Miranda pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda nos anos de 2007, 2009, 2011, 2012 e 2013. Tornou-se Ponto de Leitura em 2009 e Ponto de Cultura em 2010. Está localizado no agradável shopping Aldeia dos Imigrantes na Avenida Venceslau Brás na vila de Visconde de Mauá.

Parque Estadual da Pedra Selada
Criado em 2012, o Parque possui área aproximada de 8.036 hectares e abrange os municípios de Resende e Itatiaia. É a primeira unidade de proteção integral do estado do Rio situada na Serra da Mantiqueira. A sede está localizada na vila de Visconde de Mauá e conta com área administrativa, banheiros, auditório, sala de exposições, exposição permanente de fotos da avifauna / flora e viveiro de mudas. Funciona todos os dias das 08 as 17 horas. Além da sede, o Parque possui os atrativos Bosque do Visconde, Poço do Marimbondo e a Pedra Selada.

Pedra Selada
Esta formação rochosa está inserido no Parque Estadual da Pedra Selada, distante aproximadamente 12 km da vila de Visconde de Mauá, na direção de quem vai para os povoados de Campo Alegre e Rio Preto. A trilha tem início em propriedade particular, após percorrer 2600 metros de percurso íngreme, o visitante alcança o topo do rochoso com altitude de 1755 metros. Esta caminhada é classificada como semi-pesada e o tempo de subida pode demandar de 2h a 2h30min. Os principais atrativos são: vista panorâmica, escalada e observação da fauna e flora.

Este valioso pedaço de Mata Atlântica protege inúmeras nascentes que deságuam no rio Preto e são importantes também para diversas comunidades ao redor como Campo Alegre, Rio Preto e Bagagem. A Pedra Selada está situada em posição de destaque na Serra da Mantiqueira. Ela pode ser vista de várias localidades, tanto da serra quanto da Rodovia Presidente Dutra. Por isto, sempre serviu como referência para desbravadores e viajantes, apontando a direção norte para quem está em Resende. Aliás, o maciço da Pedra Selada se encontra totalmente dentro das terras resendenses e sua grande formação rochosa domina a paisagem da região. Inúmeras propriedades, produtores rurais e até um distrito levam o seu nome, que deriva do seu formato semelhante a uma sela de montaria. Mas ela também é conhecida como ‘galinha choca’.

Poço da Usininha
Poço de fácil acesso, localizado próximo a vila de Visconde de Mauá. O percurso é feito pela RJ-163. A pequena trilha começa bem abaixo da passagem aérea para animais a poucos metros da entrada da vila. Localizado no Rio Marimbondo, o poço tem este nome em função do objetivo de construir uma pequena usina para geração de energia elétrica no local mas a ideia não deu certo, ficando uma mureta sobre o leito do rio.

Prainha
Situado no rio Preto, este poço possui uma pequena área de areia com um belo gramado. Está dentro da vila de Visconde de Mauá sendo um dos poços mais utilizados pelos moradores devido a sua localização privilegiada.

Trilha do Alto da Serra
Inicia nas torres de transmissão localizadas no alto da serra e termina em uma estrada no Lote 10. A trilha é, na realidade, uma antiga pista de Downrill (mountain bike) por este motivo é toda em descida com inclinação bem acentuada. Durante o percurso o caminhante irá passar por cercas de arame farpado e cruzar uma estradinha de terra. O grande atrativo é a belíssima paisagem da região.

Trilha da Pedra da Gávea
Inicia praticamente no final da Trilha do Cruzeiro e caracteriza por caminhada em meio a mata. A parte mais bonita é quando margeia o rio Preto com opção de parada na Pedra do Totem para banho e descansar. A caminhada termina após a travessia de uma ponte suspensa sobre o rio Preto junto a várias casas na base da Pedra da Gávea. Trilha pouco utilizada com vários trechos bem fechados. Recomenda-se a contratação de guia. A volta pode ser pelo mesmo caminho ou caminhar pela estrada que dá acesso a RJ-151 e retornar para a vila de Visconde de Mauá.

Trilha do Cruzeiro
Esta pequena trilha está muito bem conservada e leva até o Cruzeiro localizado no alto do morro. A caminhada é por dentro de uma bela mata onde é possível observar aves. No percurso existem outras trilhas que levam até as margens do Rio Preto. Próximo ao final da trilha inicia-se a trilha da Pedra da Gávea. Todo o percurso está no lado de Minas, ou seja, no município de Bocaina de Minas. Nesta trilha uma vez por ano é feita uma procissão para Nossa Senhora. Os fiéis levam a imagem até o Cruzeiro, onde é feita uma homenagem a santa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados