Resende

20° Min25º Max

Selo prevenção do site

Obras e Serviços Públicos

03/09/2019

TRATAMENTO DE VARIZES POR ESPUMA É OFERECIDO PELO SUS NA NOVA SANTA CASA DE RESENDE

Procedimento, disponível desde julho, é realizado pela primeira vez na rede pública de saúde do município

TRATAMENTO DE VARIZES POR ESPUMA É OFERECIDO PELO SUS NA NOVA SANTA CASA DE RESENDE

Crédito: Carina Rocha

A Nova Santa Casa de Resende passou a disponibilizar o tratamento de varizes por espuma ecoguiada nos membros inferiores para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento, que vem sendo realizado desde o dia 5 de julho deste ano, é pioneiro na rede pública de saúde do município, e acontece às sextas-feiras, na Santa Casa, localizada no bairro Lavapés. O principal objetivo é reduzir a fila de espera para a cirurgia de varizes por pacientes do SUS, que foram diagnosticados com esclerose não estética.

 

A escleroterapia é basicamente a localização da veia por meio de ultrassom e injeção do medicamento em forma de espuma. Com isso, a veia é fechada e o sangue redirecionado, o que causa benefícios para a circulação sanguínea. O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que o tratamento gratuito é destinado aos pacientes com esclerose não estética. Ele explicou que o procedimento de baixo investimento, que é considerado mais seguro, elimina a necessidade de operação de varizes nestes casos mais complexos.

 

— Primeiramente, o paciente deve ser consultado por um cirurgião vascular, visando averiguar seus possíveis riscos e evitar complicações. Depois de ser avaliado por um especialista da rede pública, o usuário poderá ser encaminhado ao ambulatório da Santa Casa, onde será submetido às sessões de tratamento. O paciente receberá total acompanhamento do seu quadro evolutivo, sem necessidade de internação nem anestesia. Atualmente, quatro profissionais de cirurgia vascular atuam em duplas na unidade de saúde. O tratamento oferecido é mais seguro, de baixo custo e a recuperação do paciente é mais rápida. A técnica é oferecida pelo SUS para casos de esclerose não estética. O método utilizado tem a finalidade de neutralizar a doença, não de cura definitiva. A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) recomenda a escleroterapia para situações específicas – informou.

 

SOB NOVA PERSPECTIVA

 

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, ressaltou que a unidade – que completou 184 anos em 2019 – passou por diversas melhorias no atual governo, iniciado em 2017. “Em janeiro deste ano, a segunda etapa da reforma da Nova Santa Casa, promovida pelo programa ‘Revitaliza Resende’, foi entregue. O ambulatório foi revitalizado e ampliado. A unidade ganhou um novo laboratório. Foram adquiridos novos equipamentos e incluídos mais procedimentos, exemplo disso, foi a implantação do exame do sono, conhecido como polissonografia. Estão sendo desenvolvidos cursos de capacitação voltados para os funcionários constantemente. O prêmio ‘Destaque do Ano’ da Aciar (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Resende) foi mais um reconhecimento à Santa Casa, que, atualmente, é referência em atendimentos na região. Vale lembrar que também houve a construção do Centro de Material e Esterilização da unidade”, enfatizou.

 

Além das mudanças e renovações já citadas, a Nova Santa Casa adquiriu a licença de funcionamento da farmácia interna, que foi emitida pelo Conselho Regional de Farmácia. Desde 2013, a unidade estava sem este documento. “Ainda houve a redução do endividamento: 98% do passivo trabalhista encerrado. Além disso, também foi renegociada a dívida da energia elétrica, que totalizava R$ 1.585.723,90 de contas não pagas no período de 12 anos”, frisou o secretário Tande Vieira.

Palavras chaves: Tratamento Varizes
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados