Comunicação Social e Eventos

20/09/2018

TORNEIO LEITEIRO SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DA EXAPICOR 2018

Atividade, que é uma das mais tradicionais da festa, será realizada de 26 a 30 de setembro, com ordenhas às 7h, 15h e 23h

TORNEIO LEITEIRO SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DA EXAPICOR 2018

Crédito: Divulgação PMR

Considerada uma das mais tradicionais competições agropecuárias de Resende, o Torneio Leiteiro da Exapicor, que vai reunir pecuaristas da região, começará na próxima quarta-feira, dia 26, com a chegada dos animais na Área de Exposições. O concurso, que vai reunir vacas e novilhas das raças girolando ou puras (holandesas), promete mobilizar os produtores locais e se estenderá até o último dia da Exapicor, domingo, 30 de setembro.

De acordo com os organizadores do torneio, que tem por objetivo fomentar esta prática, que é bastante tradicional no meio rural, além de valorizar o trabalho dos produtores, as ordenhas serão realizadas três vezes por dia, sempre às 7h, 15h e 23h. No total, cerca de 22 animais participarão da competição este ano. O número é considerado ideal para que as vacas e novilhas possam ficar adequadamente instaladas no local.

- As vacas e novilhas que participam de torneios como este, precisam de cuidados especiais, que vão desde a alimentação oferecida até o local onde os animais ficarão, para que não haja nenhum transtorno à sua saúde. Para isso, estamos recebendo total apoio por parte da Comissão Organizadora da Exapicor, e também do prefeito, que é um incentivador da produção rural e reconhece a importância dessa atividade para fomentar o setor - disse Amélia Nogueira Cotrim, um das coordenadoras do evento.

Segundo o médico veterinário Francisco Guimarães Diniz, que também participa da coordenação, antes do início do torneio, no dia 26, todos os animais inscritos na competição passarão por uma pré-esgota, que será realizada já no galpão da Área de Exposições.

- Esta medida é necessária para colocarmos todos os animais no mesmo nível de competição. Já no dia seguinte, quinta-feira, 27, as ordenhas que serão contabilizadas para o torneio serão feitas nos períodos da manhã, tarde e noite, sempre às 7h, 15h e 23h. A última etapa do torneio acontece no domingo, dia 30, às 11h, quando os proprietários dos animais que obtiverem os melhores desempenhos serão premiados – explica Francisco.

Segundo ele, nesta edição, o torneio contará com a participação de pecuaristas de Itatiaia, Porto Real, Cruzeiro e Resende, além de alguns produtores do Estado de Minas Gerais. Conforme as regras do torneio, o proprietário da grande campeã na categoria “vaca” receberá, além de troféu, a quantia de R$ 3.500. Já na categoria “novilha”, o prêmio será um troféu e R$ 2.000.

Palavras chaves: Torneio Leiteiro