Superintendência de Transporte e Trânsito

15/02/2019

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO NO PERÍODO ESCOLAR

Campanha “Volta às aulas” acontecerá nas imediações de cinco unidades de ensino

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO NO TRÂNSITO NO PERÍODO ESCOLAR

Crédito: Carina Rocha

Com o tema “Volta às Aulas”, a Prefeitura de Resende realizará uma campanha para intensificar as ações de conscientização no trânsito, a partir de segunda-feira, dia 18. A iniciativa é da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), ligada à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sumtran) da Prefeitura, juntamente com a Guarda Civil Municipal. O trabalho, que será desenvolvido nas imediações de cinco escolas bem movimentadas da cidade, consiste em orientar pais, alunos, motoristas e pedestres para um trânsito seguro, a partir do cumprimento das leis.

Entre os dias 18 e 22, o cronograma atenderá as seguintes unidades de ensino, respectivamente: Instituto São José – Salesiano Resende (Jardim Jalisco), Escola Municipal Noel de Carvalho (Liberdade), Colégio Anglo-Americano (Jd. Jalisco), E. M. Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e Colégio Dom Bosco (Manejo). A programação, que será de 11h às 13h30 todos os dias, contará com três mil panfletos educativos.

A coordenadora do DET, Ana Lúcia Abranches, explicou que a campanha tem o objetivo de reforçar a importância sobre o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alertando os usuários de uma forma mais didática e prevenindo acidentes.

— Vamos distribuir diversos folhetos educativos com 10 assuntos de extrema relevância para um trânsito seguro. As dicas englobam temas como cinto de segurança, transporte adequado para crianças por faixa etária, acionamento correto da buzina, proibição de celular ao volante, infração e penalidade ao avançar o sinal vermelho, atenção redobrada na travessia da faixa de pedestres, limites de velocidade, uso do capacete, regras para ciclistas e não dirigir sob efeito de bebida alcoólica. Estaremos em frente às unidades educacionais – frisou a coordenadora, complementando que a equipe será composta por cinco profissionais do DET e do Sumtran e dois guardas municipais.

A coordenadora do DET lembrou que o trabalho de conscientização é contínuo no município. “As recomendações, as atividades dinâmicas e as palestras fazem parte do nosso calendário anual em escolas públicas e particulares, além de empresas da região. É fundamental que as pessoas respeitem as leis de trânsito para evitar acidentes e manter a ordem na sociedade. Prevenir é sempre a melhor medida!”, finalizou.

Palavras chaves: Volta às Aulas