Obras e Serviços Públicos

30/08/2019

PREFEITURA INICIA SEGUNDA ETAPA DE ASFALTAMENTO DA ESTRADA SURUBI-BULHÕES

Infraestrutura do local está em fase final de obras

PREFEITURA INICIA SEGUNDA ETAPA DE ASFALTAMENTO DA ESTRADA SURUBI-BULHÕES

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende iniciou, na última terça-feira, dia 27, a segunda e última etapa de asfaltamento da estrada Surubi-Bulhões, uma das maiores obras de infraestrutura tocadas na atualidade na região. A continuidade do serviço significa um importante progresso para uma intervenção muito aguardada pela população.

Na primeira etapa do asfaltamento, os serviços contemplaram mais de 6 quilômetros da via, com uma camada de 3 centímetros de massa asfáltica. No total, a estrada se estende por cerca de 8 quilômetros, nos quais a Prefeitura já realizou serviços como o preparo e tratamento do solo; a limpeza das caixas coletoras e a remoção de “borrachudos”, que são pequenos pontos de erosão e acúmulo de água.

De acordo com o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Vitor Sampaio, nesta etapa final serão utilizados cerca de 4 mil toneladas de massa asfáltica, reforçando e dando consistência à camada já iniciada. A iniciativa vai possibilitar definitivamente o tráfego seguro das pessoas que precisam ir e voltar do distrito de Bulhões.

- O asfalto é um elemento fundamental da infraestrutura, que está sendo muito aguardada pela população e a gestão municipal está se empenhando para entregar mais essa etapa com a devida qualidade. Seguindo o cronograma, esta etapa deverá ser concluída em setembro. Logo depois, serão feitas as ações de finalização e acabamento, como as pinturas e sinalização, arremates de meio fio e bocas de lobo - explica o secretário.

O local será transformado em uma nova alternativa de entrada e saída de Resende, com acesso direto à Dutra, na altura da antiga Ponte dos Arcos. Outra vantagem para a população é que a via também poderá ser utilizada para acessar Porto Real sem trafegar pela Dutra.

As obras na Estrada Surubi-Bulhões, que acontecem com recursos do Governo Federal, através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), com contrapartida da Prefeitura, ainda incluem a implantação de uma ciclovia e já recebeu os acabamentos das calçadas de toda via. Pensando também na iluminação pública na extensão da via, novos postes de iluminação serão instalados e os antigos já foram readequados em toda via.

Palavras chaves: Segunda Etapa; Asfaltamento; Surubi-bulhões