Obras e Serviços Públicos

23/08/2019

PREFEITURA DE RESENDE CONCLUI ASFALTAMENTO NA RUA NETUNO E VIA DE ACESSO AO JARDIM DO SOL

Obras, avaliadas em aproximadamente R$ 3,7 milhões, começaram no segundo semestre do ano passado e foram concluídas esta semana

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, concluiu esta semana as obras de asfaltamento na Rua Netuno e no trecho da Avenida Jefferson Geraldo Bruno, marginal da Rodovia Presidente Dutra, que dá acesso ao bairro Jardim do Sol. Os trabalhos, que compreenderam a instalação de uma nova rede de drenagem e a pavimentação asfáltica, foram orçados em R$ 3.740.314,74 e realizados a partir de recursos federais, com contrapartida da Prefeitura.

A entrada do bairro ainda ganhou uma calçada com acessibilidade, para que os pedestres possam circular em segurança. As obras fazem parte do calendário do programa “Revitaliza Resende”, que virou um marco na atual gestão desde 2017. Além de facilitar o acesso ao bairro, a nova estrutura – que era sonho antigo da população – possibilita o escoamento das águas pluviais adequadamente, evitando alagamentos no período chuvoso e poeira excessiva no tempo de seca. Na semana que vem, devem começar os preparativos para a instalação da iluminação de LED no trecho de acesso ao Jardim do Sol.

As melhorias de urbanização foram feitas após 22 anos de espera dos moradores da região. Os trabalhos de engenharia começaram a ser executados no dia 3 de julho do ano passado. O secretário de Obras, Victor Sampaio, explicou todo o processo das obras de mobilidade urbana da região em questão, destacando que houve necessidade de intervenções na Rua Netuno, para viabilizar a pavimentação pioneira na avenida principal.

— Os trabalhos foram iniciados com a construção de uma nova galeria de drenagem. Inicialmente, o trecho de cerca de um quilômetro da Avenida Jefferson Geraldo Bruno, que é a via que dá acesso exclusivo ao bairro, recebeu 200 metros de rede dupla. Para o serviço de manilhamento, foram utilizados tubos de concreto 1,5 mil milímetros. Paralelamente, foi necessária a intervenção na Rua Netuno, sendo instalada uma nova rede de drenagem. No local, foram 300 metros de manilhas do mesmo tamanho. A antiga rede da Rua Netuno precisou ser totalmente substituída e ampliada para atender a nova demanda. Depois, foi preparada a base para receber a pavimentação da via principal, além da instalação de meios-fios. Por fim, chegamos à etapa do asfaltamento. O processo de pavimentação contou com 1.994,81 tonelada de massa asfáltica. A Rua Netuno foi asfaltada novamente por causa da intervenção. O próximo passo é a sinalização do trecho revitalizado. Nos próximos dias, deverão começar os serviços de pintura de sinalização e a colocação de placas informativas – informou.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz salientou que a comunidade foi contemplada com serviços essenciais para garantir o fluxo de veículos e pessoas com segurança e qualidade. “Os trabalhos estão interligados e visam evitar transtornos como: alagamentos na área devido às chuvas; e poeira excessiva e buracos no período de seca. A população aguardava há anos, a chegada do asfalto no trecho de entrada e saída do bairro. A reivindicação foi atendida de forma responsável, pois a estruturação da rede de drenagem interligada à Rua Netuno foi essencial para assegurar o recolhimento das águas de maneira eficaz. Agora, as águas que causavam alagamentos na avenida principal sem infraestrutura serão desviadas com o sistema implantado em conjunto com a Rua Netuno. A comunidade merece um trajeto digno e seguro! A calçada foi construída com piso podotátil e direcional. Aos poucos, vamos avançando com diversas obras e reformas em todo o município, para o bem-estar da população”, acrescentou.

A NOVA PRAÇA

O bairro ainda será contemplado com um novo espaço de lazer, esporte e diversão para os moradores. Neste mês, o governo municipal deu início à fase preliminar das obras da nova praça de lazer na Estrada Franco Faggian, com previsão de finalização de aproximadamente cinco meses. Hoje, o espaço se resume a um grande terreno, com gramados e pequenas plantações, que também possui um parquinho.

O projeto de transformação prevê duas mesas de tênis de mesa, área para ginástica, espaço coberto para jogos como dama, xadrez e dominó, pista de caminhada, parquinho totalmente renovado e bancos para descanso. Dando uma repaginada ao espaço, também será feito um trabalho de paisagismo e o local ainda vai ganhar uma fonte.

Palavras chaves: Asfaltamento, Netuno, Jardim Do Sol, Avenida Jefferson Geraldo Bruno