Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

21/05/2019

NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL SÃO EMPOSSADOS

Evento será realizado às 18h30 desta quinta-feira, dia 23, com presença dos novos conselheiros e seus respectivos suplentes

NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL SÃO EMPOSSADOS

Crédito: Gleisiani Carvalho

Os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Resende tomam posse nesta quinta-feira, dia 23. A cerimônia de posse organizada pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), será realizada às 18h30, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, localizado na Rua Doutor Cunha Ferreira, 104, no Centro da cidade. A metade dos 16 novos conselheiros e seus respectivos suplentes foi eleita durante a VI Conferência Municipal de Cultura de Resende, no dia 19 de maio do ano passado, e nas assembleias do CMPC. Os demais foram escolhidos a partir de indicações feitas pelo Poder Executivo do Município. O colegiado vai atuar no período de 2019 a 2021.

Parte do CMPC é composta por membros escolhidos pelo Poder Público, enquanto a outra é formada por representantes da sociedade civil. Na nova composição, são 16 membros do governo municipal e 16 representantes divididos em oito segmentos: artes cênicas; dança; música; artes literárias; artes plásticas e visuais; cultura popular; audiovisual e novas tecnologias; e produtores culturais.

O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, explicou que o Conselho Municipal é um órgão colegiado integrante do Sistema Municipal de Cultura, com funções deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora, tendo como principais atribuições a atuação baseada nas diretrizes propostas pelas Conferências de Cultura.

— O CPMC tem poder de elaborar, acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução das políticas públicas voltadas para o setor da cultura. Todos os trabalhos desenvolvidos pelo Município são acompanhados pelo órgão, que visa fiscalizar o cumprimento das ações e propor novas diretrizes para melhorias. Parte dos novos conselheiros foi selecionada por eleição direta realizada na VI Conferência, na Área de Exposições da cidade, e a outra em assembleias do Conselho, além dos indicados pelo Poder Executivo. A cada biênio, são eleitos os novos conselheiros e suplentes – reforçou.

Palavras chaves: Cultura, Posse, Novos, Menbros, Política, Conselheiros